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Tipo: Tese
Título: Política de educação superior e internacionalização: ações institucionais desenvolvidas pelas universidades federais da região centro-oeste no período de 2006 a 2020.
Autor(es): Celio Vieira Nogueira
Primeiro orientador: Carina Elisabeth Maciel
Resumo: A presente tese tem como objeto de análise as ações institucionais de internacionalização, como políticas de ensino superior implementadas por cinco Universidades Federais (IFES) da Região Centro-Oeste: UFG, UFGD, UFMT, UFMS e UnB, no período de 2006 a 2020. O processo de internacionalização investigado limita-se à crise estrutural do capitalismo em sua interposição ao Estado e à configuração institucional da universidade brasileira. Assim, com a análise empreendida neste trabalho, a reestruturação do ensino superior é vista como uma ação estatal promovida por agências de fomento, instituições e autoridades educacionais. Tais mudanças são orientadas por agências multilaterais, no contexto do neoliberalismo, cujas marcas de mercantilização educacional são observáveis no ensino superior. Os atos normativos impõem-se e produzem na universidade uma racionalidade instrumental, que se materializa na gestão com foco empresarial, alicerçada nos princípios da eficiência, competitividade e produtividade, tendo a avaliação como medida de gestão e financiamento. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, tendo como fonte primária os documentos institucionais (plano de desenvolvimento institucional, relatório de gestão e plano de internacionalização institucional) elaborados e publicados pelas IFES pesquisadas, que foram complementados por atos normativos internos e documentos de agências de fomento. Os resultados obtidos indicam que, na dimensão internacional, a estrutura organizacional, os compromissos e as ações universitárias foram desenvolvidos a partir da indução advinda da regulação nacional e supranacional, sendo a mobilidade, a cooperação e o intercâmbio internacional elementos relevantes no processo de internacionalização da universidade. A educação superior nas universidades investigadas se revela como uma possibilidade de expansão universitária, que produz inserção local, regional, nacional e global, sendo determinado pela lógica do sistema capitalista, que é marcado por contradições e ambiguidades. PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior, Internacionalização, Universidade, Universidade Federal, Reconfiguração universitária.
Abstract: The present thesis has as its object of analysis the institutional actions of internationalization, as higher education policies implemented by five Federal Universities (IFES) in the Midwest Region: UFG, UFGD, UFMT, UFMS and UNB, in the period from 2006 to 2020. The internationalization process investigated is limited to the structural crisis of capitalism in its interposition to the State and to the institutional configuration of the Brazilian university. Thus, with the analysis undertaken in this work, the restructuring of higher education is seen as a state action promoted by funding agencies, institutions and educational authorities. Such changes are guided by multilateral agencies, in the context of neoliberalism, whose marks of educational commodification are observable in higher education. Regulatory acts are imposing and produce an instrumental rationality in the university, which is materialized in management with a business focus, based on the principles of efficiency, competitiveness and productivity, with evaluation as the measure of management and financing. The data were collected through documentary research, having as a primary source the institutional documents (institutional development plan, management report and the institutional internationalization plan) prepared and published by the researched IFES, which were complemented by internal normative acts and documents from funding agencies. The results obtained indicate that, in the international dimension, the organizational structure, commitments and university actions were developed from the induction coming from national and supranational regulation, with mobility, cooperation and international exchange being relevant elements in the process of internationalization of the university. Higher education in the investigated universities, as a possibility of university expansion, which produces local, regional, national and global insertion, being determined by the logic of the capitalist system, which is marked by contradictions and ambiguities. KEYWORDS: Higher Education, Internationalization, University, Federal University, University reconfiguration.
Palavras-chave: Educação Superior, Internacionalização, Universidade, Universidade Federal, Reconfiguração universitária
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5451
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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