Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5418
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conceitos teóricos e a aplicação prática do planejamento estratégico: Um estudo em uma empresa pública do setor de saneamento básico.
Título(s) alternativo(s): Theoretical concepts and the practical application of strategic planning: A public company study in the basic sanitation sector.
Autor(es): Grasiel, José Roberto
Moreira, Daiany Gomes
Soares, Hugo Vinícius Colman
Gonçalves, Nayara Jaqueline
Primeiro orientador: Schotten, Paulo César
Resumo: O Planejamento Estratégico é mais que uma ferramenta de gestão. Trata-se de um processo organizacional que pode ser aplicado a todos os tipos de empresa, quer seja pública, privada ou de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande porte, produtiva ou de prestação de serviços. O Planejamento Estratégico leva a empresa a conhecer o ambiente e mercado onde está inserida e a si mesma, através de análise de seu próprio ambiente. O objetivo dessa pesquisa de apresentar na teoria e pratica as etapas para o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico. Na teoria foram abordados os principais conceitos de planejamento, estratégia e planejamento estratégico. Na prática, apresentou-se etapas do planejamento estratégico da empresa Sanesul. Metodologicamente, trata-se de um estudo elaborado através de entrevista e análise documental. A análise constata a congruência entre os preceitos teóricos e a pratica na organização, demonstrando através das etapas de construção do planejamento estratégico a valorização e a aplicação, respeitando as etapas filosóficas, de análise ambiental e construção de objetivos e estratégias.
Abstract: Strategic Planning is more than a management tool. This is an organizational process that can be applied to all types of companies, whether public, private or third, small, medium or large, productive or providing services. Strategic Planning takes the company to know the environment and market where it is inserted and itself by analyzing its own environment. This research aims to present in theory and practice the steps for the development of Strategic Planning. In theory, the main concepts of planning, strategy, and strategic planning were addressed. In practice, stages of the strategic planning of the company Sanesul were presented. Methodologically, it is a study developed through interviews and documentary analysis. The analysis finds the congruence between the theoretical precepts and the organization's practice, demonstrating through the stages of constructing the strategic planning the valorization and the application, respecting the philosophical stages of environmental analysis and construction of objectives and strategies.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Gestão Pública
Planejamento Organizacional
Estratégia Competitiva
Processos Organizacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5418
Data do documento: 24-Nov-2019
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.