Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5396| Tipo: | Livro |
| Título: | Educação e Pierre Bourdieu: abordagens nos campos histórico e social |
| Autor(es): | Assis, Jacira Helena do Valle Pereira |
| Resumo: | Esta coletânea apresenta pesquisas realizadas no campo da Educação com o referencial teórico-metodológico ancorado nas obras de Pierre Bourdieu. O objetivo é publicizar a produção acadêmica de graduandos, graduados e pós-graduandos do stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os autores em sua maioria também são profissionais da educação básica da rede pública municipal e estadual do estado de Mato Grosso do Sul, que investigaram diferentes temas e objetos, utilizaram fontes diversificadas e mobilizaram em suas produções acadêmicas um referencial comum fundamentado em Pierre Bourdieu. As produções trazem contribuições para a Sociologia da Educação e História da Educação, em especial quando focalizam a organização da sociedade por meio das instituições educativas, das memórias de seus agentes e das fontes memorialísticas em cruzamento com outras fontes documentais. O conhecimento acadêmico no campo da Educação, com abordagens histórica e social, evidencia os resultados de pesquisas que expressam a identidade local e os grupos sociais que compõem a sociedade, e anunciam novas temáticas investigativas à educação sul-mato-grossense. |
| Abstract: | This collection presents research carried out in the field of Education with the theoretical-methodological framework anchored in the works of Pierre Bourdieu. The objective is to publicize the academic production of undergraduate, graduate and postgraduate students of the stricto sensu of the Federal University of Mato Grosso do Sul. Most of the authors are also basic education professionals from the municipal and state public network of the state of Mato Grosso do Sul, who investigated different themes and objects, used diverse sources and mobilized in their academic productions a common reference based on Pierre Bourdieu. The productions bring contributions to the Sociology of Education and History of Education, especially when they focus on the organization of society through educational institutions, the memories of their agents and memorial sources in intersection with other documentary sources. Academic knowledge in the field of Education, with historical and social, highlights the results of research that express the local identity and the social groups that make up society, and announce new investigative themes for education in Mato Grosso do Sul. |
| Palavras-chave: | Educação escolar Práticas salesianas Pierre Bourdieu Ensino Memorialística |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5396 |
| Data do documento: | 1-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EDUCAÇÃO E PIERRE BOURDIEU__.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

