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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5376
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE |
Autor(es): | PETRI TORTORELLI , AMANDA |
Primeiro orientador: | de Almeida Medeiros , Arthur |
Primeiro coorientador: | Guimarães dos Santos Almeida , Rodrigo |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos discentes participantes do PETSaúde edição Interprofissionalidade acerca do trabalho interprofissional, com ênfase no desenvolvimento de competências comuns e colaborativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de cunho qualitativo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e audiogravadas, entre os anos de 2020 e 2021. Constatou-se que os participantes (n=14) responderam com êxito a respeito da conceitualização da interprofissionalidade. No entanto, ao retratar das competências comuns e colaborativas, foi possível observar nas falas, certa insegurança e por vezes, ausência de domínio teórico fundamentado. Portanto, conclui-se que os princípios interprofissionais precisam ser abordados e experienciados durante a graduação com mais ênfase, de modo que, sucessivamente, as práticas profissionais na realidade do trabalho sejam mais colaborativas e integradas. Frente a isso, iniciativas como o PET-Saúde devem ser destacadas e investidas, visto que bons frutos estão sendo colhidos desta estratégia quanto a inserção precoce de estudantes em ambientes adeptos a interprofissionalidade. |
Abstract: | This study aimed to understand the perception of students participating in the PET-Saúde Interprofessionality edition about interprofessional work, with emphasis on the development of common and collaborative skills. This is an exploratory descriptive research, of a qualitative nature, carried out through semi-structured and audio-recorded interviews, between the years 2020 and 2021. It was found that the participants (n=14) responded successfully about the conceptualization of interprofessionality. However, when portraying the common and collaborative competences, it was possible to observe in the speeches, a certain insecurity and sometimes, absence of grounded theoretical domain. Therefore, it is concluded that interprofessional principles need to be approached and experienced during graduation with more emphasis, so that, successively, professional practices in the reality of work are more collaborative and integrated. In view of this, initiatives such as PET-Saúde should be highlighted and invested in, since good results are being reaped from this strategy regarding the early insertion of students in environments that are adept at interprofessionality |
Palavras-chave: | Educação Interprofissional; Estratégias de Saúde Nacionais; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INISA |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5376 |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia - Bacharelado (INISA) |
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