Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5364
Tipo: Dissertação
Título: TRABALHO DOCENTE, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS
Autor(es): Marize Aparecida Leite Siqueira Silva
Primeiro orientador: Carla Busato Zandavalli
Resumo: Por meio de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, buscou-se compreender a importância das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar e como elas afetaram o trabalho docente durante a pandemia da covid-19. O estudo objetivou também analisar a contribuição das políticas educacionais para a integração das tecnologias nas escolas e como elas influenciaram na atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental no Município de Três Lagoas/MS, durante a pandemia do coronavírus. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em três etapas. A primeira constituiu-se no levantamento da produção científica nacional sobre a temática da pesquisa em bases indexadoras de trabalhos científicos (Scielo.br, Scholar Google, Banco de Teses e Dissertações da CAPES, e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), buscando-se analisar as tendências das produções acerca do tema desta pesquisa. Na parte documental foram realizados o levantamento e a análise das Leis e Decretos do Governo Federal, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Três Lagoas/MS no que tange as normativas para o funcionamento das unidades educacionais públicas e particulares durante o período pandêmico. A segunda etapa da pesquisa consistiu na realização de grupos focais, tendo como participantes professores e coordenadores pedagógicos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino no Município de Três Lagoas/MS. Na terceira e última etapa, as informações coletadas em campo foram organizadas, transcritas, separadas por segmentos, codificadas e, finalmente, analisadas por categorias. Os resultados apontaram para a necessidade de políticas educacionais voltadas ao desenvolvimento das TIC nas escolas, por meio de infraestrutura adequada e formação continuada para os docentes. Também demostraram as dificuldades que os professores enfrentaram durante a pandemia, desde a preparação e o desenvolvimento das aulas remotas até a tentativa de parceria inócua com os pais e/ou responsáveis pelos alunos para o apoio escolar domiciliar, considerando o aumento exponencial da carga horária e dos custos absorvidos pelos próprios docentes. Por fim, notou-se grande incerteza sobre o momento peculiar vivenciado por todos durante a pandemia e os respondentes foram unânimes ao afirmarem que escolas, professores e alunos devem estar preparados para o uso das TIC na educação, eles entendem também que os governos precisam investir cada vez mais na infraestrutura tecnológica e na formação continuada dos docentes.
Abstract: Through a case study, with a qualitative approach, we sought if understand the importance of information and communication technologies (ICT) in the school environment and how they affected teaching work during the Covid-19 pandemic. The study also aimed to analyze the contribution of educational policies to the integration of technologies in schools and how they influenced teaching activities in the early years of elementary school in the municipality of Três Lagoas/MS, during the Coronavirus pandemic. The development of the research took place in three stages. The first consisted of a survey of national scientific production on the subject of research in indexing databases of scientific works (Scielo.br, Google Scholar, CAPES Theses and Dissertations Bank, and Digital Library of Theses and Dissertations), seeking to analyze trends in productions on the subject of this research. In the documentary part of the research, it was carried out a survey and analysis of the Laws and Decrees of the Federal Government, the State of Mato Grosso do Sul and the Municipality of Três Lagoas/MS regarding the regulations for the operation of public and private educational units. during the pandemic period. The second stage of the research consisted of conducting focus groups, having as participants’ teachers and pedagogical coordinators who work in the early years of elementary school in the municipal education network in the municipality of Três Lagoas/MS. In the third and final stage, the information collected in the field was organized, transcribed, separated by segments, coded and finally analyzed by categories. The results pointed to the need for educational policies aimed at the development of ICT in schools, through adequate infrastructure and continuing education for teachers. They also demonstrated the difficulties that teachers faced during the pandemic, from the preparation and development of remote classes to the attempt of an innocuous partnership with parents and/or guardians of students for home school support, considering the exponential increase in workload and costs absorbed by the teachers themselves. Finally, there was great uncertainty about the peculiar moment experienced by everyone during the pandemic and the respondents were unanimous in saying that schools, teachers and students must be prepared for the use of ICT in education, and they understand that governments need to invest every increasingly in the technological infrastructure and in the continuing education of teachers.
Palavras-chave: Políticas educacionais, trabalho docente, ensino remoto emergencial, anos iniciais do ensino fundamental.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5364
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marize_DISSERTAÇÃO_final UFMS.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.