Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5363
Tipo: Dissertação
Título: POLÍTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, MS: A ANÁLISE DOS(AS) COORDENADORES(AS) QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(es): ANGELA BEZERRA DOS SANTOS
Primeiro orientador: Carla Busato Zandavalli
Resumo: O objeto desta pesquisa envolveu as políticas e ações de formação continuada de professores, propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas-MS. O objetivo geral foi o de analisar a compreensão dos coordenadores técnicos da SEMEC e dos coordenadores que trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental (ciclo de alfabetização), na rede municipal urbana de ensino de Três Lagoas, sobre a importância e utilidade das políticas de formação continuada no município, nos últimos cinco anos. A investigação foi realizada em três etapas: bibliográfica e documental, coleta em campo e organização e análise de resultados. A etapa bibliográfica e documental abrangeu levantamentos nas bases de indexação da produção científica nacional, levantamentos de atos normativos e a legislação relativa às principais políticas de formação continuada de professores no Brasil e no Município de Três Lagoas. Na etapa da coleta em campo foram realizados dois grupos focais conforme orientações de Berenger, Elliot e Parreira (2012) com uso de roteiros de debate: (1) os técnicos da SEMEC; (2) professores coordenadores e especialistas em educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e usou-se um questionário on-line, que precedeu os grupos focais para traçar o perfil dos participantes. As reuniões dos grupos focais foram realizadas por meio do Google Meet, gravadas e posteriormente transcritas, utilizando-se as codificações orientadas por Pretti (1999). As informações obtidas na investigação foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Partindo das definições do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor (2014-2024), compreendeu-se, que no âmbito normativo, as políticas educacionais objetivam fomentar a formação continuada, visando a melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos professores. As reflexões propiciadas por Gatti (2008, 2021), Freitas (1992, 2012, 2014), Imbernón (2004, 2010), Libâneo (2004, 2015), Scheibe (2010), entre outros autores foram essenciais para a discussão do assunto. Nesta investigação, tomou-se a concepção de Estado na acepção de Estado Integral de Gramsci (2007). As análises possibilitaram constatar que as participantes consideram as políticas de formação continuada úteis e importantes, pois a SEMEC tem valorizado as formações continuadas nas próprias instituições de ensino e, vem propiciando o início de uma nova cultura formadora. Porém, foram observadas lacunas no conhecimento das coordenadoras participantes em relação às metas propostas no PNE para realizar estudos em nível stricto sensu. Percebeu-se neste estudo o papel indutor do Estado brasileiro influenciando as políticas de formação continuada e seu cumprimento na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas. Palavras-chave: Políticas de Formação Continuada de Professores. Coordenação Pedagógica. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Rede Municipal de Ensino.
Abstract: The study's subject of this research is related to public and continued training of teachers, proposed for the Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), of the Três Lagoas– MS. The main objective was to analyze comprehension, of the technical coordinators in SEMEC and the coordinators who work with the initial students at Elementary School (literacy years) in the municipal network of Três Lagoas, about the importance and usefulness of continuing teachers’ training policies in the municipality in the last five years. The research investigation was conducted in three stages: bibliographical and documentary, field survey and organization, and analysis of results. The bibliographic and documentary stage covered surveys in the indexing bases of national scientific production, surveys of normative acts and legislation related to the main policies of continuing education of teachers in Brazil and in the Municipality of Três Lagoas. In the field survey stage, two focus groups were carried out according to the guidelines of Berenger, Elliot and Parreira (2012), using discussion scripts: (1) the SEMEC technicians; (2) coordinating teachers and educational specialists whose work in the early years of Elementary School and, for that, was used an on-line questionnaire, which preceded the focus groups to profile the participants. The meetings of the focus groups were through the Google Meet platform, recorded and later transcribed, equipped with codifications guided by the theories of Pretti (1999). Through the content analysis of Bardin (2016) we analyze the information obtained by the investigation. Based on the definitions of the National Education Plan (PNE) applicable from 2014 to 2024, it was understood that, in the normative scope, educational policies aim to promote the continuing education of teachers, focusing on the quality of education and valuing the work of teachers. The theoretical reflections provided by Gatti (2008, 2021), Freitas (1992, 2012, 2014), Imbernón (2004, 2010), Libâneo (2004, 2015), Scheibe (2010), among other authors who were essential for the discussion of the theme. In this investigation, the conception of State was taken in the sense of Gramsci’s Integral State (2007). The analyzes made possible to verify that the participants consider the continuing teacher's training policies useful and important, because SEMEC has valued this important continuing education in the manutention institutions themselves and has been propitiating the beginning of a new training culture. However, gaps were observed in the knowledge of the participating coordinators in relation to the goals proposed in the PNE to conduct studies at the stricto sensu level. We notice in this study the inducing role of the Brazilian State influencing the policies of continued training of teachers and its compliance in the Municipal Network of Three Ponds. Keywords: Continued training of teachers’ policies. Pedagogical coordination. the early years of Elementary School. Municipal Education Network.
Palavras-chave: Políticas educacionais, formação continuada, coordenação pedagógica.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5363
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Angela Bezerra dos Santos Andrade.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.