Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5345
Tipo: | Dissertação |
Título: | VERSÕES E INSERÇÕES DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA NA ESCOLA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Autor(es): | Ariane Meneghetti de Freitas |
Primeiro orientador: | Alexandra Ayach Anache |
Resumo: | Em dezembro de 2019 foi aprovada a Lei nº 13.935/2019 que trata da prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica, os quais visam atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais compostas, principalmente, por psicólogos(as) e assistentes sociais. Diante disso, ampliou-se o interesse em relação à inserção do(a) psicólogo(a) no contexto escolar. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções dos(a)s professores(as) sobre a inserção do(a) psicólogo(a) na instituição escolar, tendo como base epistemológica a Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Com isso, apresentou-se uma articulação entre a Psicologia Histórico-Cultural, a Psicologia Escolar/Educacional e a inserção do(a) psicólogo(a) na instituição educativa. Na busca de respostas para entender de que forma os(as) professores(as) compreendem essa inserção, foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) de duas escolas estaduais de Campo Grande - MS, sendo uma delas inserida no Projeto Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem (AJA), projeto que possui o(a) psicólogo(a) na equipe multidisciplinar. Nas análises dos questionários, verificou-se que os(as) professores(as), participantes da pesquisa, encontravam-se sobrecarregados de trabalho, compreendendo que o(a) psicólogo(a) tem a responsabilidade de retirar deles tal sobrecarga, em especial em relação ao comportamento dos(as) alunos e conflitos existentes no contexto escolar. Os(as) professores(as), na maioria das respostas, desconhecem ou não possuem a compreensão do que faz um(a) psicólogo(a) escolar e educacional e de quais devem ser suas atribuições no contexto escolar. Os seus relatos estão fundamentados na perspectiva da patologização e medicalização dos(as) alunos(as). Evidencia-se assim a importância e necessidade do(a) psicólogo(a) incluído na equipe pedagógica, a fim de contribuir para a construção de propostas educacionais alinhadas aos princípios da Educação Inclusiva. Palavras-chave: Psicólogo Escolar. Sentidos e significados do Professor. Psicologia Histórico-Cultural. |
Abstract: | ABSTRACT In December 2019, Law No. 13935/2019 was approved, which deals with the provision of psychology and social work services in public basic education networks, which aims to meet the needs and priorities defined by education policies through multidisciplinary teams of psychology services. In view of this, the interest in the insertion of the psychologist in the school context has increased. The present work had as its general objective to analyze the conceptions of teachers about the insertion of the psychologist in the school institution, based on the Cultural-Historical Psychology (CHPs). From these bases, it was presented the articulation between Cultural-Historical Psychology, Educational/School Psychology and the insertion of the psychologist in the educational institution. In the search for answers to understand how teachers understand this insertion, we conducted questionnaires and semi-structured interviews with teachers from two state schools in Campo Grande - MS, one of them being part of the Young Learner Advancement Project (AJA), a project which has a psychologist in the multidisciplinary team. In the analysis of the questionnaires, we verified that the teachers, participants of the research, are overloaded with work and believe that the psychologist has the responsibility of taking that overload away from them, especially in relation to student behavior and conflicts existing in the school context. The teachers, in most of the answers, do not know or do not understand what a school psychologist does and what their attributions should be within the school context. Their reports are based on the perspective of pathologizing and medicalizing the students. Thus, the importance and necessity of the psychologist included in the pedagogical team is evidenced, contributing to the construction of educational proposals aligned to the principles of Inclusive Education. Keywords: School Psychologist. Senses and meanings of the Teacher. Cultural-Historical Psychology. |
Palavras-chave: | o discente deverá preencher |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5345 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2022.11.067- Dissertação Ariane M. de Freitas-correção final-Alexandra.pdf | 715,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.