Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaria Aparecida de Souza Leonardo-
dc.date.accessioned2022-10-27T20:39:25Z-
dc.date.available2022-10-27T20:39:25Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5328-
dc.description.abstractThis research aims to present inclusive materialism in the field of Mathematics Education, reinforcing the importance of bodies and their movements and analyzing different processes of knowing/doing in a sixth grade classroom. In this way, it is intended to understand the notion/s of the body that participates in the construction of mathematical knowledge. The research used cartography to produce data in a municipal public school in Campo Grande. In this context, in view of the pandemic scenario, we seek to insert the various formats or modalities in which these classes have been taught to accompany and compose a sensitive report as a result of this work. Data production took place through photos, videos, field notes and other technological resources used in Remote Teaching. The research signaled through the modes of operation/body movements, and that these are manufactured by the inclusion/exclusion in situations of teaching and learning Mathematics and the discussions about post-humanism brought contributions that walk in the deconstruction of the colonial structure mitigating the binarisms that persist in some way in education. Inclusive materialism signals reflections/challenges in the production of mathematical knowledge by performing the bodies and materialities entangled in the process. Keywords: Movement. Disciplining the body. Learning.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento. Disciplinarização do Corpo. Aprendizagem.-
dc.titleO CORPO E A MATEMÁTICA: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º Ano.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Luzia Aparecida de Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o materialismo inclusivo no campo da Educação Matemática reforçando a importância dos corpos e seus movimentos e analisando diferentes processos do saber/fazer em uma sala de aula do sexto ano. Desta forma, pretende-se entender a/s noção/ões de corpo que participa/m da construção do conhecimento matemático. A pesquisa utilizou-se da cartografia para a produção de dados em uma escola pública municipal de Campo Grande. Nesse contexto, em face ao cenário da pandemia, buscamos a inserção nos vários formatos ou modalidades em que estas aulas têm sido ministradas para acompanhar e compor um relatório sensível como resultado deste trabalho. A produção dos dados ocorreu por meio de fotos, vídeos, notas de campo e demais recursos tecnológicos utilizados no Ensino Remoto. A pesquisa sinalizou através dos modos de operação/movimentos do corpo e que estes são fabricados pela inclusão/exclusão em situações de ensino e aprendizagem Matemática e as discussões acerca do pós-humanismo trouxeram contribuições que caminham na desconstrução da estrutura colonial mitigando os binarismos que persistem de algum modo na educação. O materialismo inclusivo sinaliza reflexões/desafios na produção de conhecimento matemático, performando os corpos e materialidades emaranhados no processo. Palavras-chave: Movimento. Disciplinarização do Corpo. Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O CORPO E A MATEMÁTICA-CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES NUMA SALA DE AULA DE 6º ANO.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.