Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5138
Tipo: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Autor(es): Wesley da Silva Meira
Primeiro orientador: Armando Marino Filho
Resumo: O título “A construção do pensamento nas teorias do desenvolvimento psicológico” chama a atenção para um estudo a teorias que tratam sobre o tema do desenvolvimento do pensamento sob um ponto de vista psicológico. Trata-se de uma dissertação de mestrado do curso de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul da linha de pesquisa de políticas públicas e formação de professores. Esta dissertação foi dedicada a uma revisão bibliográfica das discussões teóricas realizadas por Vigotski, Piaget e seus contribuintes. Objetivamos, assim, apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural e da Epistemologia Genética para interpretar como Vigotski e Piaget compreendem a construção do pensamento e apresentar, brevemente, as diferenças entre as teorias por meio de uma análise comparativa. De forma geral, essa pesquisa resulta em contribuição para a fundamentação teórica sobre a construção do pensamento, contribuindo com o conhecimento de que para Vigotski o potencial de desenvolvimento do pensamento das crianças está diretamente relacionado com a organização e mediação da atividade pedagógica do professor para a solução de tarefas e problemas, proporcionando saltos de desenvolvimento do pensamento. Já para Piaget, o potencial de desenvolvimento do pensamento das crianças não está diretamente relacionado com a mediação da atividade do professor. O papel do professor está relacionado à criação de situações favoráveis para o protagonismo cognitivo dos estudantes, uma vez que a criança construirá o conhecimento de forma espontânea na atividade prática, desequilibrando e equilibrando seus movimentos sensório motores, a fim de somar e sintetizar os aprendizados e desenvolver seu pensamento perpassando por estágios fixos e graduais. Piaget considera, portanto, o processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança sob uma perspectiva de construção individual para o social, de forma que a linguagem é um acessório no desenvolvimento intelectual. Já Vigotski considera o processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem sob uma perspectiva social para o individual, sob um ponto de vista das transformações, de forma que a aquisição da linguagem é essencial, uma vez que para alcançar níveis mais complexos de pensamento é preciso desenvolver níveis mais complexos de linguagem.
Abstract: The title “The construction of thought in theories of psychological development” calls attention to a study of theories that deal with the theme of the development of thought from a psychological point of view. This is a master's thesis from the Education course at the Federal University of Mato Grosso do Sul in the line of research on public policies and teacher training. This dissertation was dedicated to a bibliographic review of the theoretical discussions carried out by Vygotsky, Piaget and their contributors. Thus, we aim to present the main concepts of Historical-Cultural Theory and Genetic Epistemology to interpret how Vigotski and Piaget understand the construction of thought and briefly present the differences between the theories through a comparative analysis. In general, this research results in a contribution to the theoretical foundation on the construction of thought, contributing to the knowledge that for Vygotsky the potential for developing children's thinking is directly related to the organization and mediation of the teacher's pedagogical activity for the solving tasks and problems, providing leaps in the development of thinking. For Piaget, the potential for developing children's thinking is not directly related to the mediation of the teacher's activity. The role of the teacher is related to the creation of favorable situations for the cognitive protagonism of the students, since the child will spontaneously build knowledge in the practical activity, unbalancing and balancing their sensorimotor movements, in order to add and synthesize the learning and develop your thinking through fixed and gradual stages. Piaget considers, therefore, the process of development of the child's thought and language from a perspective of individual construction for the social, in a way that language is an accessory in intellectual development. Vygotsky, on the other hand, considers the process of development of thought and language from a social perspective to the individual, from the point of view of transformations, so that the acquisition of language is essential, since to reach more complex levels of thought it is necessary develop more complex levels of language.
Palavras-chave: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5138
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO.pdf875,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.