Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050
Tipo: | Livro |
Título: | Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos |
Autor(es): | Arguelho, Miriam Brum Paniago, Maria Cristina Lima Riedner, Daiani Damm Tonetto |
Resumo: | O livro "Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos" agrega dez trabalhos que foram construídos em torno da proposta central do livro, que tem como objetivo apresentar experiências e discussões teóricas e metodológica acerca da integração do uso de tecnologias digitais na práticas pedagógica em diferentes cenários formativos. Esses cenários, que estão sempre em transição, apontam para a necessidade de transformação e reinvenção crítica das práticas educativas com e a partir do uso de tecnologias digitais. Nos diferentes espaços e níveis de formação, nós presenciamos uma ressignificação do papel dos professores e professoras e também do papel dos estudantes. Cada um dos capítulos que se seguem apresenta uma história e um cenário formativo particular, mas todos eles compartilham experiências inovadoras com foco na aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais em contextos educativos. Nossa intenção é a de socializar e dar visibilidade às pesquisas acadêmicas com temáticas relacionadas à tecnologias digitais e formação de professores com foco na reinvenção das práticas educativas. De forma transversal, os trabalhos reunidos neste livro digital demonstram que, mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras continua sendo primordial para mediação, afetividade, curadoria e acompanhamento dos estudantes no caminho de aprendizagem e do conhecimento. |
Abstract: | The book "Digital technologies and reinventions of educational practices in different training scenarios" brings together ten works that were built around the book's central proposal, which aims to present theoretical and methodological experiences and discussions about the integration of the use of digital technologies in practices pedagogy in different training scenarios. These scenarios, which are always in transition, point to the need for transformation and critical reinvention of educational practices with and from the use of digital technologies. In the different spaces and levels of training, we witness a resignification of the role of teachers and also the role of students. Each of the following chapters presents a particular history and formative scenario, but they all share innovative experiences focused on learning and using digital technologies in educational contexts. Our intention is to socialize and give visibility to academic research with themes related to digital technologies and teacher training with a focus on reinventing educational practices. In a transversal way, the works gathered in this digital book demonstrate that, even with the intensification of the use of digital technologies, the pedagogical work developed by teachers remains essential for mediation, affectivity, curation and monitoring of students on the learning path and the knowledge |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais Práticas pedagógicas Ensino Formação de professores Inovação pedagógica Educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution 4.0 International |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050 |
Data do documento: | 24-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tecnologiasdigitaise_reinvenções_de_práticas_educativas.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons