Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5047
Tipo: Livro
Título: A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância(s)
Autor(es): Carvalho, Janaína Nogueira Maia
Adegas, Fernanda Victória Cruz
Silva, Camila Ferreira da
Brostolin, Marta Regina
Resumo: Esta obra reúne textos de abordagem teórica buscando suscitar a voz e ação da criança e sua/s infância(s) por acreditar em inúmeros segmentos da sociedade em lançar luz sobre a área teórica em questão. Novos conceitos e ações tem trazido à tona as significações que as crianças atribuem aos diversos aspectos do estilo de vida que levam, considerando comportamentos, representações e contextos de natureza múltiplas. Mas, assim como há propostas sérias, conscientes e comprometidas, os modismos também se instauram e povoam redes sociais, discursos e, muitas vezes, se tornam oportunidades de negócios, de interesses ou de promoção de diferentes grupos sociais. Por isso e, pensando na estrutura social, cultural das muitas crianças, esta coletânea de textos e autores que estudam a Sociologia da Infância apresentam momentos de escuta peculiar em suas pesquisa da voz e ação da criança e sua/s infância(s).
Abstract: This book brings together texts with a theoretical approach seeking to raise the voice and action of the child and his/her childhood(ies) for believing in countless segments of society to shed light on the theoretical area in question. New concepts and actions have brought to light the meanings that children attribute to the different aspects of their lifestyle, considering behaviors, representations and contexts of multiple natures. But just as there are serious, conscious and committed proposals, fads are also established and populate social networks, discourses and often become opportunities for business, interests or the promotion of different social groups. For this reason, and considering the social and cultural structure of many children, this collection of texts and authors who study the Sociology of Childhood present moments of peculiar listening in their research on the voice and action of the child and his/her childhood(ies).
Palavras-chave: Criança
Infância
Sociologia da infância
Educação
Educação infantil
Direitos da criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5047
Data do documento: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_sociologia_da_infância.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons