Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorThales Cerqueira Mendes-
dc.date.accessioned2022-08-02T23:23:20Z-
dc.date.available2022-08-02T23:23:20Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5008-
dc.description.abstractResearch in the field of Physics teaching points to some difficulties encountered by teachers when using the didactic laboratory. Among them, the high number of students per class and the need to comply with the content of the discipline exposed in the books, leaving experimentation in the background. In this research, an alternative is proposed to mitigate these effects when the possibility of using physical or virtual laboratories is possible, with a directed choice in the formation of groups. For this training, the enneagram test is proposed, which makes it possible to identify the type of personality (of nine possible types) and the center of intelligence (physical, mental or emotional) of a person. In this way, it is investigated how the formation of groups by the enneagram contributes to the experimentation in the teaching of Physics, with students of the 1st year of the Technical Course in Agriculture, integrated to High School, of the Senhor do Bonfim campus, of the Federal Institute of Education, Science and Tecnologia Baiano, during the 2020 school year. Two experimental (practical) activities were applied to two classes, where each class is the grouping of two others. The research approach was qualitative and quantitative, with a quasi-experimental method and predominantly a case study technique. The enneagram test was applied to the students, the results validated, with more uniformity between intelligence centers than between personality types. The study of the formation of groups to carry out the practices showed a significant difference between the groups formed by the enneagram (impositional) and those formed by the students (random). In the qualitative analysis of the discursive questions, in the reports of the practices, it was observed that groups formed by the enneagram made more theoretical-practical relationships and that, in the second practice, the physical concepts involved appeared more frequently. In the comparison of the notes of the reports of the experiments, the groups formed by the enneagram differed with notes that were higher. Regardless of the imposition of training, groups with members of the same personality types and intelligence centers had significantly higher scores. The individual analysis showed that the Physical and Mental intelligence centers are not different from each other, but have significantly higher scores in relation to the Emotional center.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgrupos, eneagrama, experimentação, Física.-
dc.titleENEAGRAMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE GRUPOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Nadia Cristina Guimaraes Errobidart-
dc.description.resumoPesquisas no âmbito do ensino de Física apontam algumas dificuldades encontradas por docentes ao utilizar o laboratório didático. Entre elas, o número elevado de estudantes por sala e a necessidade de se cumprir o conteúdo da disciplina exposto nos livros, deixando a experimentação em segundo plano. Nesta pesquisa é proposta uma alternativa para amenizar esses efeitos quando da possibilidade de utilização de laboratórios físicos ou virtuais, com uma escolha direcionada na formação de grupos. Para essa formação é proposto o teste do eneagrama que possibilita identificar o tipo de personalidade (de nove tipos possíveis) e o centro de inteligência (físico, mental ou emocional) de uma pessoa. Dessa forma, é investigado como a formação de grupos pelo eneagrama contribui para a experimentação no ensino de Física, com discentes do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, do campus Senhor do Bonfim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, durante o ano letivo de 2020. Foram aplicadas duas atividades experimentais (práticas) para duas turmas onde, cada turma, é o agrupamento de outras duas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quantitativa, com método quase-experimental e técnica de um estudo de caso, predominantemente. O teste do eneagrama foi aplicado aos estudantes, os resultados validados, havendo mais uniformidade entre os centros de inteligência do que entre os tipos de personalidade. O estudo da formação dos grupos para realização das práticas obteve diferença significativa entre os grupos formados pelo eneagrama (impositivo) e os formados pelos estudantes (aleatório). Na análise qualitativa das questões discursivas, nos relatórios das práticas, foi observado que grupos formados pelo eneagrama fizeram mais relações teórico-práticas e que, na segunda prática, os conceitos físicos envolvidos apareceram com maior frequência. Na comparação das notas dos relatórios das experimentações, os grupos formados pelo eneagrama se diferenciaram com notas são maiores. Independe da imposição da formação, grupos com integrantes de tipos de personalidade e centros de inteligência iguais tiveram notas significativamente maiores. A análise individual mostrou que os centros de inteligência Físico e Mental não são diferentes entre si, mas possuem notas maiores significativamente em relação ao centro Emocional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE Thales Mendes.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.