Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5002
Tipo: Livro
Título: Química orgânica para o ensino médio: uma abordagem inovadora
Autor(es): Garcez, Walmir Silva
Matsunaga, Luana Aparecida
Resumo: O livro trata do conteúdo de Química do terceiro ano do Ensino Médio (SED/MS), especificamente de Química Orgânica. O material propõe uma abordagem que contempla de forma destacada as propriedades das substâncias e não apenas a simples memorização de grupos funcionais e regras de nomenclatura. Os tópicos são organizados de forma objetiva, visando a utilização efetiva por parte de alunos e professores. A estrutura de cada tópico traz inicialmente, como ponto de partida, uma informação acessível ao leitor, especialmente aos alunos, seja por se referir a matérias disponíveis nos meios de comunicação ou por fazer parte de sua experiência cotidiana. Cada tema é desenvolvido numa sequência própria de uma aula, com perguntas pontuais, indutoras de curiosidade, e num nível acessível aos alunos. Além disso, procurou-se situar os conhecimentos abordados no âmbito da História da Ciência. A obra foi planejada para ser utilizada por todas as escolas, mas o volume de informações de cada tópico e a profundidade da exploração dos temas foram concebidos pensando nos alunos de escola pública.
Abstract: The book deals with the content of Chemistry of the third year of High School (SED/MS), specifically Organic Chemistry. The material proposes an approach that prominently contemplates the properties of substances and not just the simple memorization of functional groups and naming rules. Topics are organized objectively, aiming at effective use by students and teachers. The structure of each topic initially brings, as a starting point, information accessible to the reader, especially to students, either because it refers to materials available in the media or because it is part of its everyday experience. Each topic is developed in a sequence specific to a class, with specific questions, inducing curiosity, and at a level accessible to students. Furthermore, an attempt was made to locate the knowledge covered within the scope of the History of Science. The work was intended to be used by all schools, but the volume of information on each topic and the depth of exploration of the themes were designed with public school students in mind.
Palavras-chave: Ensino
Química
Química_orgânica
Ensino_de_Química
Educação
Ensino_médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5002
Data do documento: 27-Jul-2022
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quimica Organica para o Ensino Medio.pdf12,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons