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Tipo: Dissertação
Título: Adolescentes-mães em (dis)curso nos documentários online
Autor(es): ÁGATA DE CARVALHO FERREIRA
Primeiro orientador: Claudete Cameschi de Souza
Resumo: O tema dessa dissertação volta o olhar para o sujeito adolescente-mãe constituído em documentários online “Eu, Adolescente Mãe” (SÁ, 2008) e “Saúde no Rolê: Gravidez na Adolescência” (PLAN INTERNACIONAL, 2019). Este olhar refere-se às problematizações identitárias que levam o sujeito adolescente-mãe a performar (BUTLER, 2017). O problema de pesquisa se constitui nos questionamentos a partir das condições de produção, bem como suas relações de saber, poder e resistência que envolvem o sujeito adolescente-mãe na sociedade em que se insere. Logo, a hipótese se constitui na compreensão de que existe um apagamento nos papéis sociais destinados à menina adolescente-mãe e uma adultização precoce a ela direcionada. Como objetivo geral, elegeu-se problematizar as performances históricas e culturais destinadas ao sujeito adolescente-mãe. O córpus se constitui em seis recortes das falas dos sujeitos adolescentes-mães contidos nos documentários, e, a partir deles, como primeiro objetivo específico, interpretar e rastrear as marcas de subjetividade e instabilidades do sujeito adolescente-mãe, em relação aos dispositivos da maternidade, trabalho e casamento. Como segundo objetivo específico, propõe-se rastrear as formações discursivas, os inter/intradiscursos, memória discursiva e arquivo; e, como terceiro objetivo, discutir as relações de identidade, identificação e relações de saber, poder e resistência que envolvem o sujeito adolescente-mãe e a figura paterna. O aporte teórico se constitui na tríade conflituosa e transdiciplinar entre a Linguística, a História e a Psicanálise, pela perspectiva discursivo-desconstrutiva de Derrida (1995), com gestos interpretativos de Coracini (2007). E assim, escavar as possíveis gêneses das descontinuidades e rupturas, por meio da arqueogenealogia de Foucault (1979). Do mesmo autor, utilizamos as noções de discurso, enunciado, formação discursiva, arqueologia e genealogia (FOUCAULT, 1987, 2002, 2015). Como noções de condições de produção elegeu-se Orlandi (2004). Para as questões relativas ao inconsciente Lacan (2009). Para interdiscurso, o suporte deu-se com Authier-Revuz (1998). Apoiamo-nos em Coracini (2007) e Lacan (1998) no trabalho com as noções de sujeito. As noções de identidade encontram suporte em Coracini (2015), Butler (2017) e Bauman (2005). Para efeitos de sentidos valemo-nos no pensamento de Orlandi (1988, 1996, 1999, 2007). A noção de identificação fundamenta-se em Lacan (2003); e, performance com Butler (2017). Como resultado, o sujeito adolescente-mãe se constitui na fragmentação do ser não-um: ser adolescente, ser mãe, mulher, ser periférica e resistente aos embates de poder e saber que o outro a inscreve. Palavras-chave: Análise do Discurso, Adolescência, Maternidade, Instabilidades.
Abstract: The theme of this dissertation focuses on the adolescent-mother subject constituted in online documentaries “Eu, Adolescente Mãe” (SÁ, 2008) and “Saúde no Rolê: Gravidez na Adolescence” (PLAN INTERNATIONAL, 2019). This look refers to the identity problematizations that lead the adolescent-mother subject to perform (BUTLER, 2017). The research problem is constituted in the questioning from the conditions of production, as well as its relations of knowledge, power and resistance that involve the adolescent-mother subject in the society in which he is inserted. Therefore, the hypothesis is constituted in the understanding that there is an erasure in the social roles destined to the adolescent-mother girl and an early adultization directed to her. As a general objective, it was chosen to problematize the historical and cultural performances destined to the adolescent-mother subject. The corpus consists of six excerpts from the speeches of the adolescent-mother subjects contained in the documentaries, and from them, as a first specific objective, to the interpret and track the marks of subjectivity and instabilities of the adolescent-mother subject, in relation to the devices of motherhood, work and marriage. As a second specific objective, this propose to trace the discursive formations, the inter/intradiscourses, discursive memory and archive; and, as a third objective, to discuss the relations of identity, identification and relations of knowledge, power and resistance that involve the adolescent-mother subject and the father figure. The theoretical contribution is constituted in the conflicting and transdisciplinary triad between Linguistics, History and Psychoanalysis, through the discursive-deconstructive perspective of Derrida (1995), with interpretative gestures of Coracini (2007). And so, excavate the possible genesis of discontinuities and ruptures, through Foucault's archeogenealogy (1979). From the same author, to use the notions of discourse, utterance, discursive formation, archeology and genealogy (FOUCAULT, 1987, 2002, 2015). As notions of production conditions to chose Orlandi (2004). For questions concerning the unconscious Lacan (2009). For interdiscourse, our support was given by Authier-Revuz (1998). The rely on Coracini (2007) and Lacan (1998) to work with the notions of subject. Notions of identity find support in Coracini (2015), Butler (2017) and Bauman (2005). For the purposes of meanings, to use Orlandi's thought (1988, 1996, 1999, 2007). The notion of identification is based on Lacan (2003); and, performance with Butler (2017). As a result, the adolescent-mother subject is constituted in the fragmentation of the not-one being: being a teenager, being a mother, a woman, being peripheral and resistant to power struggles and knowing that the other inscribes her. Keywords: Discourse Analysis, Adolescence, Maternity, Instabilities.  
Palavras-chave: Análise do Discurso, Adolescência, Maternidade, Instabilidades.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5000
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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