Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo exploratório sobre a percepção do consumidor de restaurantes de Campo Grande-MS
Autor(es): Levistsk, Vanessa Carolina Brante
Primeiro orientador: Oliveira, Alessandro Silva de
Primeiro membro da banca: Higashi, Susan Yuko
Segundo membro da banca: Cabana, Rocío del Pilar Lopez
Resumo: O setor de restaurantes no Brasil ocupa um papel importante na economia e na geração de emprego. Cabe aos restaurantes atenderem uma demanda crescente de pessoas que consomem fora do lar. No entanto, é importante que os gestores dos restaurantes se preocupem em oferecer experiências de consumo agradáveis e memoráveis por meio de produtos e serviços de qualidade para torná-los leais. Assim, o objetivo desse trabalho é realizar um estudo qualitativo e exploratório que terá como objeto de pesquisa a percepção do consumidor de restaurantes. Para a concretização desse objetivo será realizado uma revisão de literatura seguida de comentários postados por consumidores que frequentaram restaurantes em Campo Grande – MS. Essas postagens são comentários públicos disponíveis no site de busca Google. As temáticas comportamentais dos consumidores que foram abordadas, contemplam a qualidade percebida, experiência de consumo e a lealdade do consumidor. Por meio das postagens de alguns clientes de restaurantes, ficou evidenciado que eles tiveram uma ótima experiência ao consumirem certos tipos de comidas. Para outros consumidores as experiências foram tão impactantes que não tinham palavras para descrever e que o lugar ficaria gravado em suas memórias. Cabe ressaltar que este é um trabalho exploratório, dessa forma não há resultados conclusivos que podem ser generalizados.
Abstract: The restaurant sector in Brazil plays an important role in the economy and in job creation. It is up to restaurants to meet a growing demand from people who consume outside the home. However, it is important that restaurant managers are concerned about offering pleasant and memorable consumption experiences through quality products and services to make them loyal. Thus, the objective of this work is to carry out a qualitative and exploratory study that will have as research object the perception of the consumer of restaurants. To achieve this objective, a literature review will be carried out followed by comments posted by consumers who attended restaurants in Campo Grande - MS. These posts are public comments available on the Google search engine. The behavioral themes of consumers that were addressed include perceived quality, consumption experience and consumer loyalty. Through the posts of some restaurant customers, it was evident that they had a great experience when consuming certain types of food. For other consumers the experiences were so impactful that they had no words to describe it and the place would be etched in their memories. It should be noted that this is an exploratory work, so there are no conclusive results that can be generalized.
Palavras-chave: Restaurantes
Experiência de Consumo
Qualidade Percebida
Lealdade do Consumidor
Percepção do Consumidor
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPCS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4988
Data do documento: 10-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Carolina Brante Levistsk.pdf437,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons