Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4987
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Paradigmas da Educação Financeira e a Formação do Administrador |
Autor(es): | Duda, Pedro da Silva |
Primeiro orientador: | Batinga, Georgiana Luna |
Primeiro membro da banca: | Borges, Richardson Coimbra |
Segundo membro da banca: | Cabana, Rocío del Pilar Lopez |
Resumo: | Desde muito cedo o indivíduo é exposto a uma série de situações ligadas a finanças. Essas situações tornam-se mais constantes quando o indivíduo entende que está dotado com um certo poder de compra que possibilita o acesso a muitos bens ou serviços. Com a pouca ou nenhuma discussão sobre o tema Educação Financeira nas instituições de ensino não é possível repassar aos alunos a importância de uma gestão responsável dos recursos obtidos ao longo da vida. Diante desse contexto, o objetivo principal do trabalho é apresentar de que modo o tema Educação Financeira está presente nas Instituições de Ensino Superior Federal responsáveis por formar profissionais em Administração. Para a elaboração desta pesquisa foi empregado o método descritivo e utilizada a análise quantitativa para fins de abordagem. Os resultados apontaram que, das 46 grades curriculares dos cursos de Administração que foram analisadas, apenas uma grade curricular apresentou uma matéria exclusivamente voltada para Educação Financeira. O que se observa é a ausência ou inexistência do tema considerado de forma efetiva e primária na formação do administrador, como disciplina obrigatória ou eletiva, ou ainda como um tópico integrante da ementa das disciplinas. A pesquisa contribui para que o assunto seja debatido e ganhe mais notoriedade dentro das UFs e por parte da população em geral, já que a Educação Financeira possui grande relevância na vida dos acadêmicos que futuramente irão ingressar no mercado de trabalho em busca de remuneração pelos serviços que irão fornecer. Assim, é necessário que eles saibam controlar suas finanças para garantirem o seu bem-estar e qualidade de vida. A pesquisa aponta que o grau de aplicação do tema Educação Financeira nos cursos de Administração oferecidos pelas UFs é limitado, visto que não existem boas quantidades sobre o assunto presentes nas grades curriculares. |
Abstract: | From a very early age, the individual is exposed to a series of situations relationated finances. These situations get most commons when the individual understand about your purchase power that allow the access to products and services. With little or no discussion on the topic of Financial Education at teaching institutions it is not possible to pass on to students the importance of responsibly managing the resources obtained during life. Given this context, the main objective of the work is to present how the Financial Education topic is present in Federal College Education Institutions responsible for training professionals in Administration. For the elaboration of this research, the descriptive method was used and quantitative analysis was used for approach purposes. The results showed that, of the 46 curriculums of the Administration courses that were analyzed, only one curriculum presented a subject exclusively focused on Financial Education. It is observed the absence or non-existence of the topic considered in an effective and primary way in the training of the administrator, as a mandatory or elective subject, or even as an integral topic in the syllabus of the subjects.The research contributes to the subject being debated and gaining more notoriety within the Federal Universities and by the population in general, since Financial Education has great relevance in the lives of academics who will in the future enter the labor market in search of remuneration for services that will provide. So, it is necessary for them to know how to control their finances to ensure their well-being and quality of life. The research points out that the degree of application of the Financial Education theme in the Administration courses offered by the Federal Universities is quite precarious, since there is not good information’s quantity on the subject present in the curriculums. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Instituições de Ensino Superior Federal Administração Grade Curricular Formação Profissional |
CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPCS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4987 |
Data do documento: | 27-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Pedro da Silva Duda.pdf | 431,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons