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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4959
Tipo: | Tese |
Título: | GEOMETRIA DOS CURSOS COMPLEMENTARES AO ENSINO MÉDIO: entre Livros, Programas, Reformas e Monstros – uma terapia |
Autor(es): | MARIZETE NINK DE CARVALHO |
Primeiro orientador: | Thiago Pedro Pinto |
Resumo: | Este ser que se gerou, poderia tentar convencê-los de que ele foi criado, de alguma forma por mim, mas isso despenderia uma força tamanha que não sei se sou capaz de ter. Este ser, gerado, talvez, de forma sobrenatural, que ganha vida nestas páginas, tem por finalidade apontar para o Ensino Médio e busca referências em seus semelhantes, ou, talvez, diria antecessores, aos quais amoldando-se vai ganhando corpo até chegar ao que hoje conhecemos como Ensino Médio. Mas esses movimentos de ajustes e reformas que se vão impetrando à Educação Brasileira não se configuram em ruptura total com o passado, mas assentam-se sobre placas que se movimentam conforme as necessidades, as pressões, as influências, tanto da sociedade, quanto de grupos (econômicos, políticos, religiosos...). Este ser tentou se embrenhar em momentos distintos de nossa história, numa expectativa de apresentar alguns eventos, mesclados a fatos históricos que corroboraram, ou não, na perpetração de mudanças na educação. Além disso, ateve-se ao fato de olhar para os livros como material intrínseco das salas de aula, especialmente de matemática, convergindo, finalmente, para a geometria, como espinha dorsal, numa perspectiva de vislumbrar, não em termos totalitarista, como ela aparece nos livros didáticos no decorrer de quase um século (1930-2010). Então, dos períodos que estriamos a partir das reformas educacionais, elegemos uma obra, entre várias, (ao final orbitando sobre seis coleções de livros didáticos), tendo como mote a busca por semelhanças, diferenças, pontos em comum no modo de apresentação e abordagem dos conteúdos geométricos, balizados à luz dos escritos de Wittgenstein, e seu modo terapêutico de filosofar, de pensar, de ponderar sobre jogos de linguagem e suas nuances, onde conceitos e palavras são entrecortadas e carregadas de sentidos, de vidas que a entendem e a observam de formas semelhantes e diferentes, que a ressignificam e a introduzem em diferentes jogos, com a mesma, ou quiçá, outra[s] significação[ões]. Nesta jornada, este ser que fora gerado, é produto ou resultado de movimentos de construção e desconstrução, pensar e repensar do meu próprio ser, que tenta tocar em alguns pontos que talvez ainda não tenham sido explorados, ou se foram, andaram por outros caminhos e nuances do fazer matemático/geométrico. A linha que perpassa este caminhar não se atém a uma configuração totalizadora em que a propositura fosse apontar ou consolidar certezas e conclusões, mas terapeutizar, não para caracterizar uma geometria única, ou a correta, em detrimento de outras, mas de um lugar onde, de forma panorâmica, possamos nos mover como que dançando no gelo, em que qualquer movimento fora do previsto tem o poder de reverberar outras ideias, outros caminhos ou conceitos, diferentes dos almejados na propositura da tese, ou deveria dizer, deste ser, que ora extrapola o limite, o lugar seguro dos meus pensamentos, para adentrar a esfera pública. |
Abstract: | This being that has been generated, I could try to convince you that it was somehow created by me, but this would expend a strength so great that I do not know if I am capable of having. This being, perhaps supernaturally generated, that comes to life in these pages, has the purpose of pointing to High School and seeks references in its similar, or, perhaps, I would say predecessors, to which, molding itself, it gradually gains body until it reaches what we know today as High School. However, these adjustments and reforms that are being imposed on Brazilian Education are not a total rupture with the past, but are based on plates that move according to the needs, the pressures, the influences, both from society and from groups (economic, political, religious...). This being tried to delve into distinct moments of our history, in an expectation to present some events, mixed with historical facts that corroborated, or not, in the perpetration of changes in education. In addition, we looked at textbooks as intrinsic material of the classroom, especially of mathematics, converging, finally, to geometry, as the backbone, in a perspective of glimpsing, not in totalitarian terms, how it appears in textbooks over the course of almost a century (1930-2010). Then, from the periods of time we have studied since the educational reforms, we have chosen one work, among several, (at the end orbiting over six textbook collections), having as a motto the search for similarities, differences, points in common in the way of presentation and approach of geometric contents, based on the light of Wittgenstein's writings, and his therapeutic way of philosophizing, thinking, pondering over language games and their nuances, where concepts and words are intertwined and loaded with meanings, of lives that understand and observe it in similar and different ways, that re-signify it and introduce it into different games, with the same, or perhaps, other signification[s]. In this journey, this being that was generated is the product or result of movements of construction and deconstruction, thinking and rethinking of my own being, which tries to touch some points that perhaps have not been explored yet, or if they were, they walked through other paths and nuances of the mathematical/geometrical doing. The line that runs through this walk is not tied to a totalizing configuration in which the proposition would be to point or consolidate certainties and conclusions, but to therapize, not to characterize a single geometry, or the correct one, to the detriment of others, but a place where, in a panoramic way we can move as if dancing on ice, in which any movement outside the predicted range has the power to reverberate other ideas, other paths or concepts, different from those aimed at in the proposition of the thesis, or should I say, of this being, which now extrapolates the limit, the safe place of my thoughts, to enter the public sphere. |
Palavras-chave: | Jogos de Linguagem. Semelhanças de Família. Rigor. Livros Didáticos. Geometria. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4959 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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