Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4944
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Síndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Burnout among physical therapy students
Autor(es): Christofoletti, Gustavo
Trelha, Celita Salmaso
Galera, Rodrigo Martorelli
Feracin, Marco André
Resumo: Burnout refere-se a um fenômeno de desgaste profissional, facilmente observável em profissionais e acadêmicos que prestam assistência contínua. O objetivo deste estudo foi o de verificar a prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos do 4o ano de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory, devidamente traduzido e validado para o Brasil. Os dados foram analisados estatisticamente. A amostra constituiu-se de 51 acadêmcos, sendo 40 mulheres e 11 homens, com idade entre 20 e 27 anos. Nos resultados do inventário de burnout foram encontrados escores moderados nos indicadores exaustão emocional e despersonalização, apontando sinais de estresse condizentes com a síndrome. No estágio, os alunos desenvolvem suas atividades em contato direto com pacientes e ficam submetidos às exigências da supervisão e avaliação docente. Além disso, lidam com várias situações da prática profissional para as quais não desenvolveram formas de enfrentamento adequadas.
Abstract: Burnout refers to a professional phenomenon of wear out, clearly seen in professionals and students who continuously attend to or care for people. The aim of this study was to verify the prevalence of burnout syndrome among physical therapy graduating students at the State University of Londrina (PR, Brazil). Data were obtained by means of a sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory, duly translated and validated to Brazil. Data were statistically analysed. The sample was made up by 51 students (40 women and 11 men), aged 20-27 years old. The analysis of burnout inventory data showed moderate scores for emotional exhaustion and depersonalization, pointing to stress compatible to the burnout syndrome. In the last year of the course, students develop activities with patients and are submitted to professors supervision and valuation. Besides, they have to deal with practical situations which they have not developed adequate means of facing.
Palavras-chave: Estafa profissional/epidemiologia
Estudantes
Qualidade de vida
Fisioterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
Identificador DOI: http://rfp-ptr.com.br/download/2007/FPv14n2-2007.pdf
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4944
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:INISA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fisioterapia & Pesquisa.pdfArticle120,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons