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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4944
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Síndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapia |
Título(s) alternativo(s): | Burnout among physical therapy students |
Autor(es): | Christofoletti, Gustavo Trelha, Celita Salmaso Galera, Rodrigo Martorelli Feracin, Marco André |
Resumo: | Burnout refere-se a um fenômeno de desgaste profissional, facilmente observável em profissionais e acadêmicos que prestam assistência contínua. O objetivo deste estudo foi o de verificar a prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos do 4o ano de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory, devidamente traduzido e validado para o Brasil. Os dados foram analisados estatisticamente. A amostra constituiu-se de 51 acadêmcos, sendo 40 mulheres e 11 homens, com idade entre 20 e 27 anos. Nos resultados do inventário de burnout foram encontrados escores moderados nos indicadores exaustão emocional e despersonalização, apontando sinais de estresse condizentes com a síndrome. No estágio, os alunos desenvolvem suas atividades em contato direto com pacientes e ficam submetidos às exigências da supervisão e avaliação docente. Além disso, lidam com várias situações da prática profissional para as quais não desenvolveram formas de enfrentamento adequadas. |
Abstract: | Burnout refers to a professional phenomenon of wear out, clearly seen in professionals and students who continuously attend to or care for people. The aim of this study was to verify the prevalence of burnout syndrome among physical therapy graduating students at the State University of Londrina (PR, Brazil). Data were obtained by means of a sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory, duly translated and validated to Brazil. Data were statistically analysed. The sample was made up by 51 students (40 women and 11 men), aged 20-27 years old. The analysis of burnout inventory data showed moderate scores for emotional exhaustion and depersonalization, pointing to stress compatible to the burnout syndrome. In the last year of the course, students develop activities with patients and are submitted to professors supervision and valuation. Besides, they have to deal with practical situations which they have not developed adequate means of facing. |
Palavras-chave: | Estafa profissional/epidemiologia Estudantes Qualidade de vida Fisioterapia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
Identificador DOI: | http://rfp-ptr.com.br/download/2007/FPv14n2-2007.pdf |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4944 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | INISA - Artigos publicados em periódicos |
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