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Campo DCValorIdioma
dc.creatorChristofoletti, Gustavo-
dc.creatorTrelha, Celita Salmaso-
dc.creatorGalera, Rodrigo Martorelli-
dc.creatorFeracin, Marco André-
dc.date.accessioned2022-07-11T13:39:53Z-
dc.date.available2007-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1809-2950pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4944-
dc.description.abstractBurnout refers to a professional phenomenon of wear out, clearly seen in professionals and students who continuously attend to or care for people. The aim of this study was to verify the prevalence of burnout syndrome among physical therapy graduating students at the State University of Londrina (PR, Brazil). Data were obtained by means of a sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory, duly translated and validated to Brazil. Data were statistically analysed. The sample was made up by 51 students (40 women and 11 men), aged 20-27 years old. The analysis of burnout inventory data showed moderate scores for emotional exhaustion and depersonalization, pointing to stress compatible to the burnout syndrome. In the last year of the course, students develop activities with patients and are submitted to professors supervision and valuation. Besides, they have to deal with practical situations which they have not developed adequate means of facing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofFisioterapia & Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEstafa profissional/epidemiologiapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleSíndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapiapt_BR
dc.title.alternativeBurnout among physical therapy studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://rfp-ptr.com.br/download/2007/FPv14n2-2007.pdfpt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage35pt_BR
dc.citation.epage39pt_BR
dc.description.resumoBurnout refere-se a um fenômeno de desgaste profissional, facilmente observável em profissionais e acadêmicos que prestam assistência contínua. O objetivo deste estudo foi o de verificar a prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos do 4o ano de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory, devidamente traduzido e validado para o Brasil. Os dados foram analisados estatisticamente. A amostra constituiu-se de 51 acadêmcos, sendo 40 mulheres e 11 homens, com idade entre 20 e 27 anos. Nos resultados do inventário de burnout foram encontrados escores moderados nos indicadores exaustão emocional e despersonalização, apontando sinais de estresse condizentes com a síndrome. No estágio, os alunos desenvolvem suas atividades em contato direto com pacientes e ficam submetidos às exigências da supervisão e avaliação docente. Além disso, lidam com várias situações da prática profissional para as quais não desenvolveram formas de enfrentamento adequadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
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