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Tipo: Artigo de Evento
Título: COMO A MUDANÇA PARA O ESTUDO REMOTO EMERGENCIAL AFETOU ERGONOMICAMENTE OS DOCENTES DA UFMS/CPNA?
Autor(es): Benzati Junior, Antonio Sergio
de Souza, Luiz Felipe Pires Lopes
de Castro, Poliana Rosa Belem
Resumo: O estudo surge a partir da oportunidade de entender como a mudança para o estudo remoto emergencial afetou ergonomicamente os docentes do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Assim, foi desenvolvido um questionário que contou com um mês de aplicação e apresentou que a maioria dos docentes trabalham mais de 6 horas por dia realizando pausas de 1 hora durante a jornada de trabalho, o que consequentemente provoca o cansaço, o qual foi o maior índice de incômodo causado pela jornada de trabalho. Ademais, a maior taxa de desconforto é em relação à coluna e ao pescoço, as quais são ocasionadas devido ao tempo sentado em frente ao computador condicionado à má postura dos docentes. Além disso, a universidade adotou como medida ergonômica a flexibilização da jornada de trabalho dos professores, no entanto essa única ação não é suficiente para diminuir os desconfortos causados pelo estudo remoto.
Abstract: NÃO CONSTA
Palavras-chave: Ergonomia;
Estudo Remoto;
Home Office;
Docentes;
PANDEMIA
CNPq: ENGENHARIAS III
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4895
Data do documento: 19-Out-2021
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