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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenzati Junior, Antonio Sergio-
dc.creatorde Souza, Luiz Felipe Pires Lopes-
dc.creatorde Castro, Poliana Rosa Belem-
dc.date.accessioned2022-07-08T13:25:20Z-
dc.date.available2022-07-08T13:25:20Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4895-
dc.description.abstractNÃO CONSTApt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofV EIGEDINpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectErgonomia;pt_BR
dc.subjectEstudo Remoto;pt_BR
dc.subjectHome Office;pt_BR
dc.subjectDocentes;pt_BR
dc.subjectPANDEMIApt_BR
dc.titleCOMO A MUDANÇA PARA O ESTUDO REMOTO EMERGENCIAL AFETOU ERGONOMICAMENTE OS DOCENTES DA UFMS/CPNA?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO estudo surge a partir da oportunidade de entender como a mudança para o estudo remoto emergencial afetou ergonomicamente os docentes do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Assim, foi desenvolvido um questionário que contou com um mês de aplicação e apresentou que a maioria dos docentes trabalham mais de 6 horas por dia realizando pausas de 1 hora durante a jornada de trabalho, o que consequentemente provoca o cansaço, o qual foi o maior índice de incômodo causado pela jornada de trabalho. Ademais, a maior taxa de desconforto é em relação à coluna e ao pescoço, as quais são ocasionadas devido ao tempo sentado em frente ao computador condicionado à má postura dos docentes. Além disso, a universidade adotou como medida ergonômica a flexibilização da jornada de trabalho dos professores, no entanto essa única ação não é suficiente para diminuir os desconfortos causados pelo estudo remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS IIIpt_BR
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