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Tipo: Dissertação
Título: Objetivações Humanizadoras no ensino de Arte: Uma abordagem vigotskiana
Autor(es): Jusimara Clara Ozorio
Primeiro orientador: Rafael Rossi
Resumo: Por meio desta pesquisa, temos por objetivo discutir o papel da Arte na humanização dos sujeitos e como o seu ensino pode contribuir neste processo. Esta discussão se mostra importante pois, por nos encontramos em uma sociedade fragmentada - que não socializa as suas mais elevadas produções humanas, disponibilizando para poucos a riqueza da verdadeira arte -, a escola cumpre um papel privilegiado ao socializar o conhecimento historicamente acumulado. Para isto, fundamentados no materialismo histórico dialético, buscamos discutir como se dá o desenvolvimento humanizado e, contraditoriamente, os aspectos alienantes presentes em nossa sociedade. Buscamos então, na Psicologia Histórico-Cultural, compreender a formação de funções psicológicas superiores que se dão no desenvolvimento dos sujeitos a partir de sua relação com a arte. Embasados nestas reflexões sobre a importância da arte para a formação do sujeito social, discutiremos as implicações educacionais e as possibilidades de suas objetivações humanizadoras e práticas alienadoras. Para isto, realizamos uma análise bibliográfica, três oficinas online e quatro entrevistas semiestruturadas online com a colaboração de sete professores de arte do Ensino Fundamental de duas escolas da rede municipal de Campo Grande, MS, experiências que nos mostraram algumas possibilidades de objetivações humanizadora no ensino de arte que contrastavam com práticas alienantes, também presentes no processo educativo. Palavras-chave: Ensino de Arte. Objetivações Humanizadoras. Psicologia Histórico-Cultural. Pedagogia Histórico-Crítica. Vigotski.
Abstract: Through this research, we aim to discuss the role of Art in the humanization of subjects and how its teaching can contribute to this process. This discussion is important because, as we find ourselves in a fragmented society - which does not socialize its highest human productions, making the wealth of true art available to few -, the school plays a privileged role in socializing the historically accumulated knowledge. For this, based on dialectical historical materialism, we seek to discuss how humanized development takes place and, contradictorily, the alienating aspects present in our society. We seek, then, in Historical-Cultural Psychology, to understand the formation of higher psychological functions that take place in the development of subjects from their relationship with art. Based on these reflections on the importance of art for the formation of the social subject, we will discuss the educational implications and the possibilities of its humanizing objectifications and alienating practices. For this, we carried out a bibliographic analysis, three online workshops and four semi-structured online interviews with the collaboration of seven elementary school art teachers from two schools in the municipal network of Campo Grande, MS, experiences that showed us some possibilities of humanizing objectification in teaching. of art that contrasted with alienating practices, also present in the educational process. Keywords: Teaching of Art. Humanizing Objectives. Historical-Cultural Psychology. Historical-Critical Pedagogy. Vygotsky.
Palavras-chave: .Educação
Ensino de Arte
Humanização.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4892
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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