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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4871
Tipo: | Tese |
Título: | PASSAGENS DE UMA ESCOLA EM FUGA |
Autor(es): | JHENIFER DOS SANTOS SILVA |
Primeiro orientador: | Joao Ricardo Viola dos Santos |
Resumo: | Nesta tese, ou se preferirem, livro-tese nos colocamos em movimento junto de uma escola em fuga. Uma escola como muitas outras e ao mesmo tempo, singular em seu modo de acontecer. Uma escola com afetos que se desdobram em produções outras. Uma escola de Ensino Fundamental de uma região periférica da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Uma escola com alunos e professores humanos, com sentimentos e vivências pessoais que refletem em sua existência dentro de sala de aula. Nesse cenário, então, investigamos o processo de constituição de um Grupo de Trabalho com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Durante dois anos, produzimos atividades nas quais os alunos se colocaram em processos de produção de significado, discutindo, criando, inventando atividades de acordo com as demandas de sala de aula. Tomamos como principais diálogos para as atividades desenvolvidas neste espaço de produção as noções do Modelo dos Campos Semânticos, alguns conceitos de Deleuze e a Cartografia. A produção dos dados, das fugas, das invenções e acontecimentos, foi por meio de gravações em áudio e vídeo das aulas, entrevistas com os alunos, entrevistas com a professora, diário de bordo e protocolos escritos dos alunos. Neste processo, uma escola se apresenta como uma possibilidade de invenção. Alguns, entre outros, desdobramentos são na direção de que uma estética de pesquisa (produção e escrita) se apresenta como uma possibilidade de encontrar e produzir com escolas que, simplesmente, acontecem, e que sempre estão em fugas de si mesmas. Uma possibilidade de diálogo com professores do Ensino Básico. |
Abstract: | In this thesis, or if you prefer, a book-thesis, we set ourselves in motion next to a school on the run. A school like many others and at the same time, unique in its way of happening. A school with affections that unfold into other productions. An elementary school in a peripheral region of the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A school with human students and teachers, with feelings and personal experiences that reflect in their existence within the classroom. In this scenario, then, we investigated the process of constituting a Working Group with students from the 6th year of Elementary School II. During two years, we produced activities in which students put themselves in processes of production of meaning, discussing, creating, inventing activities according to the demands of the classroom. We take as main dialogues for the activities developed in this production space the notions of the Semantic Fields Model, some concepts of Deleuze and Cartography. The production of data, leaks, inventions and events, was through audio and video recordings of classes, interviews with students, interviews with the teacher, logbook and written protocols of the students. In this process, a school presents itself as a possibility of invention. Some, among others, developments are in the direction that a research aesthetic (production and writing) presents itself as a possibility of finding and producing with schools that simply happen, and that are always in flight from themselves. A possibility of dialogue with elementary school teachers. |
Palavras-chave: | Grupo de Trabalho Jogos Ficção Sala de aula de matemática Modelo dos Campos Semânticos |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4871 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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