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dc.creatorSilva, Gislaine Domingos da-
dc.date.accessioned2022-05-23T13:46:04Z-
dc.date.available2022-05-23T13:46:04Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4811-
dc.description.abstractThis investigation is associated with the research line “Training processes, educational practices, differences” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). It aims to analyze the training processes of students of the Pedagogy course in relation to the records contained in the internship reports in the early years of Elementary School. Therefore, it is problematized: what does the academic records represent in the face of the initial formative processes contained in the reports prepared in the supervised internships in the Pedagogy course? For this search, the theoretical contribution is anchored in the cultural-historical theory based on the dialectical-historical materialism. The research is documentary, we used as a source for investigation the supervised internship reports of students of the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul from 2017 to 2019 following the Elementary School Early Years. Six reports were selected and for the analysis we organized two units of analysis: time and space in order to know and analyze the stages of observation, regency, school environment and training processes. The results show that the reports are descriptive, with linear sequences, with an excessive concern with practice, with the "know-how" to the detriment of appropriate scientific knowledge in the training course during other stages of the course.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Pedagogia-
dc.subjectEnsino Superior-
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectCurrículos e Métodos de Ensino-
dc.titleProcessos formativos em percurso inicial nos relatórios de estágio supervisionado no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Piatti, Celia Beatriz-
dc.description.resumoEsta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo analisar os processos formativos dos estudantes do curso de Pedagogia em relação aos registros contidos nos relatórios de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto problematiza-se: O que representam os registros acadêmicos frente aos processos formativos iniciais contidos nos relatórios elaborados nos estágios supervisionados no curso de Pedagogia? Para essa busca, o aporte teórico ancora-se na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. A pesquisa é documental e utilizam-se como fonte para a investigação os relatórios de estágio supervisionado de estudantes do curso de Pedagogia presencial da universidade Federal de Mato Grosso do Sul dos anos de 2017 a 2019, no seguimento do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram selecionados seis relatórios, os quais foram organizados em duas unidades de análise: tempo e espaço. O intuito dessa análise foi conhecer as etapas de observação, regência, ambiente escolar e processos formativos. Os resultados, apontam que os relatórios são descritivos, com sequências lineares, com uma preocupação demasiada com a prática e com o “saber fazer” em detrimento ao conhecimento científico apropriado no percurso formativo durante outras etapas do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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