Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4772
Tipo: Dissertação
Título: Política Nacional de Alfabetização: possíveis implicações na formação do professor alfabetizador
Autor(es): Almeida, Fabiani Inês de
Primeiro orientador: Piatti, Celia Beatriz
Resumo: O presente trabalho está associado à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A partir da problemática formulada, definiu-se como objetivo investigar as possíveis implicações presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA), buscando analisar a ideologia intrínseca no discurso da política, bem como suas possíveis implicações na formação do professor alfabetizador e como essa normativa se insere na sociedade com perspectivas que orientam e definem a alfabetização. Para tanto, a análise documental baseou-se no Decreto n. 9.765/2019, que instituiu a PNA e o seu manual explicativo, que expande as questões apresentadas pelo Decreto. Diante dessa intenção, o aporte teórico utilizado fundamenta-se na égide da corrente teórica da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, cujo método de investigação está pautado no materialismo histórico-dialético, considerando, assim, desvelar as aparências contidas na essência do fenômeno, com o foco de transgredir a pseudoconcreticidade apresentada pela realidade imediata e analisar as contradições inerentes à sociedade de classes. Os resultados encontrados apontam que o avanço da extrema direita no país instaurou políticas educacionais alinhadas aos interesses de mercado, cujo viés pauta-se na perpetuação e hegemonização do capitalismo. Além disso, constatamos que a PNA se envereda numa concepção neoliberal, alicerçada na Pedagogia das Competências, cujo modelo técnico-instrumental cerceia o pensamento crítico e a sólida formação de uma práxis que desenvolva as máximas capacidades dos seres humanos. Nessa conjuntura, as análises apresentam que a PNA materializa as formas desumanizadoras e recrudescedoras da educação, fragmenta a concepção de linguagem, reduzindo o processo de alfabetização ao método fônico como única metodologia eficaz para a aprendizagem da leitura e escrita. Com caráter de pseudoneutralidade, as evidências científicas apresentadas pelo documento afirmam o posicionamento arbitrário ao destituir outras possibilidades teóricas, apontando para o total silenciamento/apagamento de todas as contribuições de pesquisadores na área da alfabetização ao longo da história. Desse modo, conclui-se que a PNA acarreta implicações na formação inicial e continuada de professores, haja vista o esvaziamento da profissão docente e a secundarização dos conhecimentos artísticos, filosóficos e científicos, corroborando uma formação fragmentada e mecânica, que cerceia o pensamento crítico e o desenvolvimento das máximas capacidades já elaboradas pelos seres humanos. Palavras-chave: Política Nacional de Alfabetização; formação de professores; alfabetização.
Abstract: The present work is associated with the research line “Training processes, educational practices, differences”, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul. From the formulated problem, it was defined as objective to investigate the possible implications present in the National Literacy Policy (PNA), seeking to analyze the intrinsic ideology in the policy discourse, as well as its possible implications in the formation of the literacy teacher and how this normative infers in society with perspectives that guide and define literacy. To this end, the documentary analysis was based on Decree n. 9.765/2019, which established the PNA and its explanatory manual, which expands the issues presented by the Decree. In view of this intention, the theoretical contribution used is based on the aegis of the theoretical current of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy whose investigation method is based on historical-dialectical materialism, thus considering, to unveil the appearances contained in the essence of the phenomenon , with the focus of transgressing the pseudo-concreticity presented by the immediate reality and analyzing the inherent contradictions of class society. The results found indicate that the advance of the extreme right in the country established educational policies aligned with market interests, whose bias is based on the perpetuation and hegemonization of capitalism. Furthermore, we found that the PNA embarks on a neoliberal conception, based on the Pedagogy of Competencies, whose technical-instrumental model limits critical thinking and the solid formation of a praxis that develops the maximum capabilities of human beings. In this context, the preliminary analyzes show that the PNA materializes the dehumanizing and recrudescent forms of education, fragments the conception of language, reducing the literacy process to the phonic method, as the only effective methodology for learning to read and write. With a pseudo-neutrality character, the scientific evidence presented by the document affirms the arbitrary position by dismissing other theoretical possibilities, pointing to the total silencing/deleting of all the contributions of researchers in the area of literacy throughout history. In this way, it is concluded that the PNA has implications for the initial and continuing education of teachers, having seen the emptying of the teaching profession and the secondaryization of artistic, philosophical and scientific knowledge, corroborating a fragmented and mechanical training, which restricts critical thinking and the development of the maximum capacities already developed by human beings. Keywords: National Literacy Policy; teacher training; literacy.
Palavras-chave: Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização
Educação - organização e administração
Educação - currículos
Formação de Professores
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4772
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.