Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto da pandemia COVID-19 no setor varejista de alimentos de Naviraí-MS: um estudo exploratório a partir da perspectiva dos gerentes
Autor(es): Nascimento, Adriana Moraes do
Primeiro orientador: Rodrigues, Fábio da Silva
Primeiro membro da banca: Cristiano, Altemar Carlos
Segundo membro da banca: Resch, Sibelly
Resumo: O setor varejista tem relacionamento direto com o consumidor final, sentindo mais rapidamente do que os demais integrantes da cadeia de suprimentos os impactos das mudanças nas tendências de compras (HALAT, 2017). Tendo em vista o cenário atual de pandemia e sua influência não só no âmbito da saúde, mas também econômico, social e mental, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da pandemia Covid-19 no setor varejista de alimentos em Naviraí-MS. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, permitindo ampliar o conhecimento sobre o problema pesquisado. Ao analisar os dados obtidos na pesquisa de campo, pôde-se perceber que, apesar da influência da pandemia nas várias esferas da sociedade, a maioria das empresas participantes da pesquisa não tiveram uma percepção negativa dessas influências na economia, apontando um aumento nas vendas e no faturamento neste período. Grande parte das empresas aderiram ou já haviam aderido às vendas pela internet, possibilitando maior comodidade e segurança para o cliente, sentindo menor impacto nesta transição. Outro achado da pesquisa, 80% dos participantes não conseguiriam manter sua capacidade de pagamento caso houvesse necessidade de interrupção das atividades por mais de cinco dias. Assim, reforça-se a necessidade das organizações buscarem a inovação e uso das tecnologias como uma prática cotidiana, pois assim como as tendências de consumo passam por mudanças, o varejista deve acompanhá-las.
Abstract: O setor varejista tem relacionamento direto com o consumidor final, sentindo mais rapidamente do que os demais integrantes da cadeia de suprimentos os impactos das mudanças nas tendências de compras (HALAT, 2017). Tendo em vista o cenário atual de pandemia e sua influência não só no âmbito da saúde, mas também econômico, social e mental, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da pandemia Covid-19 no setor varejista de alimentos em Naviraí-MS. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, permitindo ampliar o conhecimento sobre o problema pesquisado. Ao analisar os dados obtidos na pesquisa de campo, pôde-se perceber que, apesar da influência da pandemia nas várias esferas da sociedade, a maioria das empresas participantes da pesquisa não tiveram uma percepção negativa dessas influências na economia, apontando um aumento nas vendas e no faturamento neste período. Grande parte das empresas aderiram ou já haviam aderido às vendas pela internet, possibilitando maior comodidade e segurança para o cliente, sentindo menor impacto nesta transição. Outro achado da pesquisa, 80% dos participantes não conseguiriam manter sua capacidade de pagamento caso houvesse necessidade de interrupção das atividades por mais de cinco dias. Assim, reforça-se a necessidade das organizações buscarem a inovação e uso das tecnologias como uma prática cotidiana, pois assim como as tendências de consumo passam por mudanças, o varejista deve acompanhá-las.
Palavras-chave: Gestão do Varejo
Comportamento do Consumidor
Economia Aplicada
Saúde Pública
Comércio Eletrônico
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4703
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana_tcc_final_2020.pdf768,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons