Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Adriana Moraes do-
dc.date.accessioned2022-04-16T19:34:39Z-
dc.date.available2020-11-23-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4703-
dc.description.abstractO setor varejista tem relacionamento direto com o consumidor final, sentindo mais rapidamente do que os demais integrantes da cadeia de suprimentos os impactos das mudanças nas tendências de compras (HALAT, 2017). Tendo em vista o cenário atual de pandemia e sua influência não só no âmbito da saúde, mas também econômico, social e mental, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da pandemia Covid-19 no setor varejista de alimentos em Naviraí-MS. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, permitindo ampliar o conhecimento sobre o problema pesquisado. Ao analisar os dados obtidos na pesquisa de campo, pôde-se perceber que, apesar da influência da pandemia nas várias esferas da sociedade, a maioria das empresas participantes da pesquisa não tiveram uma percepção negativa dessas influências na economia, apontando um aumento nas vendas e no faturamento neste período. Grande parte das empresas aderiram ou já haviam aderido às vendas pela internet, possibilitando maior comodidade e segurança para o cliente, sentindo menor impacto nesta transição. Outro achado da pesquisa, 80% dos participantes não conseguiriam manter sua capacidade de pagamento caso houvesse necessidade de interrupção das atividades por mais de cinco dias. Assim, reforça-se a necessidade das organizações buscarem a inovação e uso das tecnologias como uma prática cotidiana, pois assim como as tendências de consumo passam por mudanças, o varejista deve acompanhá-las.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGestão do Varejopt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectEconomia Aplicadapt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectComércio Eletrônico-
dc.titleImpacto da pandemia COVID-19 no setor varejista de alimentos de Naviraí-MS: um estudo exploratório a partir da perspectiva dos gerentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fábio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862042518562844pt_BR
dc.contributor.referee1Cristiano, Altemar Carlos-
dc.contributor.referee2Resch, Sibelly-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205654622602446pt_BR
dc.description.resumoO setor varejista tem relacionamento direto com o consumidor final, sentindo mais rapidamente do que os demais integrantes da cadeia de suprimentos os impactos das mudanças nas tendências de compras (HALAT, 2017). Tendo em vista o cenário atual de pandemia e sua influência não só no âmbito da saúde, mas também econômico, social e mental, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o impacto da pandemia Covid-19 no setor varejista de alimentos em Naviraí-MS. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, permitindo ampliar o conhecimento sobre o problema pesquisado. Ao analisar os dados obtidos na pesquisa de campo, pôde-se perceber que, apesar da influência da pandemia nas várias esferas da sociedade, a maioria das empresas participantes da pesquisa não tiveram uma percepção negativa dessas influências na economia, apontando um aumento nas vendas e no faturamento neste período. Grande parte das empresas aderiram ou já haviam aderido às vendas pela internet, possibilitando maior comodidade e segurança para o cliente, sentindo menor impacto nesta transição. Outro achado da pesquisa, 80% dos participantes não conseguiriam manter sua capacidade de pagamento caso houvesse necessidade de interrupção das atividades por mais de cinco dias. Assim, reforça-se a necessidade das organizações buscarem a inovação e uso das tecnologias como uma prática cotidiana, pois assim como as tendências de consumo passam por mudanças, o varejista deve acompanhá-las.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana_tcc_final_2020.pdf768,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons