Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJOSÉ TERÊNCIO NETO-
dc.date.accessioned2022-04-14T23:10:28Z-
dc.date.available2022-04-14T23:10:28Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702-
dc.description.abstractThis research aims to study and analyze the content of complex numbers in elementary education from the analysis of textbooks approved in PNLD/2018. For this, we seek to study the eight books approved in this PNLD for high school, to identify how the teaching of this content is proposed at this stage of education. Our investigation has as theoretical and methodological reference the Anthropological Theory of Didactics - TAD. We did an introductory historical and epistemological study, to then analyze the perspective of the textbooks when presenting this content. Our preliminary results showed that the rationale for complex numbers in basic education is not the same as the one that gave origin to it. Moreover, it was possible to observe in the analyzed textbooks that there is an appreciation of the geometric and trigonometric manipulation of the set. We also observed that the works are similar in their organization of the content, but the techniques for the treatment of the geometric block and equations prevail.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectxxxxx-
dc.titleANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marilena Bittar-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo estudar e analisar o conteúdo de Números Complexos na educação básica a partir da análise de livros didáticos aprovados no PNLD/2018. Para isto, buscamos estudar as oito obras aprovadas neste PNLD do Ensino Médio, para identificarmos como é proposto o ensino deste conteúdo nesta etapa de ensino. Nossa investigação tem como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático – TAD. Fizemos um estudo histórico e epistemológico, introdutório, para então analisar a perspectiva dos livros didáticos ao apresentar este conteúdo. Nossos resultados demonstraram que a razão de ser dos números complexos na educação básica não é a mesma que lhe deu origem. Além disso, foi possível observar, nos livros didáticos analisados, que há uma valorização da manipulação geométrica e trigonométrica do conjunto. Observamos também que as obras se aproximam em sua organização do conteúdo, porém as técnicas para o tratamento do bloco geométrico e de equações prevalecem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.