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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4636
Tipo: | Dissertação |
Título: | O mito alegórico como fonte de sensibilização para filosofar: a fábula educativa em Platão e Harry Potter |
Autor(es): | FERNANDA LAIS DA SILVA CARNEIRO DOS SANTOS |
Primeiro orientador: | Ricardo Pereira de Melo |
Resumo: | Essa dissertação pretende mostrar uma fonte de sensibilização para o filosofar com o objetivo de despertar o interesse dos mais jovens. Utilizando para isso o filosofar pela metáfora, pela alegoria, pela fantasia e pelo mito. Alguns pensadores conceituados fazem uso do mito alegórico como filosofia metafórica, ou seja, o mito (ou parte dele) pode não estar tão separado do logos, como falam os manuais de filosofia. Essa dissertação quer retomar, que até mesmo o maior representante da tradição clássica e supostamente crítico da mitologia, Platão, não rompe totalmente com o mito, ao contrário, os personagens de sua obra o utilizam para levantar reflexões filosóficas e o fazem com grande êxito. Se o caminho tradicional do discurso já está sendo desenvolvido e explorado há muito tempo, talvez possamos pegar uma “nova rota”, ou melhor, renovar uma velha rota. Por trás de livros que parecem simples “historinhas”, como por exemplo, a saga Harry Potter, é possível ver representações que trazem reflexões filosóficas de modo análogo e com espontaneidade, que transformam a maneira de ver a vida de muitos dos seus leitores. É possível então que a autora J.K Rowling se utilize dos mesmos meios que Platão? Por intermédio da pesquisa teórica e desenvolvimento da parte prática através da utilização de trechos de filmes e jogos didáticos baseados em Harry Potter e na filosofia por detrás das páginas e cenas, foi introduzido o diálogo da filosofia presente na saga, sendo ela uma espécie de representante contemporânea do mito alegórico como um caminho para o ensino. O produto final é um roteiro das aulas, efetuadas durante a aplicação da parte prática, para iniciar essas aulas foi criado um jogo didático. Também foi iniciado um canal de vídeos sobre o assunto, como material complementar. |
Abstract: | This dissertation intends to show a source of sensitization to philosophize in order to arouse the interest of the youngest. Using philosophizing through metaphor, allegory, fantasy and myth. Some well-known thinkers make use of allegorical myth as a metaphorical philosophy, that is, myth (or part of it) may not be as separate from logos, as philosophy manuals say. This dissertation wants to resume, that even the greatest representative of the classic and supposedly critical tradition of mythology, Plato, does not totally break with the myth, on the contrary, the characters of his work use it to raise philosophical reflections and do it with great success. If the traditional path of discourse has been developed and explored for a long time, perhaps we can take a “new route”, or rather, renew an old route. Behind books that seem like simple “stories”, for example, the Harry Potter saga, it is possible to see representations that bring philosophical reflections in an analogous way and with spontaneity, that transform the way of seeing the lives of many of its readers. Is it possible, then, that author J.K Rowling uses the same means as Plato? Through theoretical research and development of the practical part through the use of excerpts from films and educational games based on Harry Potter and the philosophy behind the pages and scenes, the dialogue of philosophy present in the saga was introduced, being it a kind of representative contemporary allegorical myth as a path to teaching. The final product is a script of the classes, carried out during the application of the practical part, to start these classes a didactic game was created. A video channel on the subject was also started, as complementary material. |
Palavras-chave: | Mito Alegórico. Platão, Harry Potter |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4636 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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