Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4564
Tipo: | Tese |
Título: | ELAS, NÓS, EU (ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA): episódios de uma formação. |
Autor(es): | Susilene Garcia da Silva Oliveira |
Primeiro orientador: | Marilena Bittar |
Resumo: | Nesta pesquisa busco investigar um grupo de professoras dos anos iniciais que ensinam matemática em escolas públicas da cidade de Aquidauana MS. O objetivo é descrever e discutir os encontros que aconteceram entre os anos de 2015 a 2018. Diante do que foi sendo produzido a partir das narrações dos episódios desses encontros optei pela teoria antropológica do didático (TAD) e alguns de seus pressupostos, dentre eles os níveis de co-determinação e a topogênese. As histórias das professoras entrelaçada a de muitos outros sujeitos constituíram essa tese. Buscamos responder algumas questões: Como as instituições influenciam a permanência ou não em grupos de formação? Quais as condições e restrições que podem ser identificadas e analisadas, relativas a essa permanência? Encontramos na TAD uma teoria embasada em noções e elementos que conseguem abranger diversos fenômenos que acontecem no processo de composição e manutenção de um grupo de formação. Além disso, conseguimos revelar como os níveis de codeterminação didática influenciam diversas ações desses professores e contribui de forma expressiva para a pesquisa. No campo da Didática da Matemática, oferecemos um resultado de estudo que possibilita diversas novas investigações a partir do que está descrito e discutido sobre as instituições, relações pessoais, assujeitamentos, relações institucionais. Mas essa pesquisa relata principalmente o contexto das professoras que ensinam matemática suas aflições e conquistas durante esse processo contínuo que é o ensinar e aprender. |
Abstract: | In this research I seek to investigate a group of teachers from the early years who teach mathematics in public schools in the city of Aquidauana MS. The objective is to describe and discuss the meetings that took place between 2015 and 2018. In view of what was being produced from the narrations of the episodes of these meetings, I chose the anthropological theory of the didactic (TAD) and some of its assumptions, among them the co-determination levels and topogenesis. The stories of the teachers intertwined with those of many other subjects constituted this thesis. We seek to answer some questions: How do institutions influence whether or not to stay in training groups? What are the conditions and restrictions that can be identified and analyzed regarding this permanence? We found in TAD a theory based on notions and elements that manage to cover several phenomena that happen in the process of composition and maintenance of a formation group. In addition, we were able to reveal how the levels of didactic co-determination influence various actions of these teachers and contribute significantly to the research. In the field of Didactics of Mathematics, we offer a study result that allows several new investigations from what is described and discussed about institutions, personal relationships, subjection, institutional relationships. But this research mainly reports the context of teachers who teach mathematics their afflictions and achievements during this continuous process that is teaching and learning. |
Palavras-chave: | formação continuada, níveis de codeterminação didática, teoria antropológica do didático |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4564 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_Susilene Garcia.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.