Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4525
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dc.creatorDiogo Ferreira Jandrey-
dc.date.accessioned2022-03-24T18:15:14Z-
dc.date.available2022-03-24T18:15:14Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4525-
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify elements of the mathematics of fractions teaching in the collection of textbooks "Mathematics, Methodology and Complements for Primary Teachers" by Ruy Madsen Barbosa published in 1966. We delimited a period for this study, namely 1960 to 1970. This demarcation is due to the creation of the Law of Directives and Bases of Education of 1961 and a year before the unification of primary education in 1st grade by Law Nº. 5.692 of 1971, both considered important milestones in the history of Brazilian education. The studies were guided by the following questions: What guidelines were conveyed, in the collection "Mathematics, Methodology and Complements for primary teachers" by Ruy Madsen Barbosa (1966), concerning the teaching of fractions? The theoretical and methodological framework is based on the socio-historical perspective, considering elements such as: History of Mathematics Education (COSTA, 2017); knowledge to teach and knowledge to teach (HOFSTETTER and SCHNEUWLY, 2017); mathematics to teach and mathematics to teach (VALENTE, 2017); and teaching mathematics (MORAIS; BERTINI; VALENTE, 2020). The collection of sources was carried out in the Institutional Repository of the Federal University of Santa Catarina on the page of the Research Group in History of Mathematics Education (Ghemat/Brazil). After asepsis of the sources found, we selected the collection "Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários", published in 1966, by Ruy Madsen Barbosa, containing three manuals for teacher's training. We considered as categories of analysis: knowing how to teach, knowing how to teach, sequence, grading, meaning, didactic devices, and exercises and problems. From the studies carried out, it is possible to infer that, in the analyzed textbooks, the teaching of fractions starts from the concrete to the abstract, using manipulative materials; the fractional numbers were presented before the content of decimal numbers; the textbooks present a well-defined mathematical language, in the sense of a language using symbols, definitions, etc., using set theory; emphasis on equivalent fractions for the teaching of operations; the exercises and problems with repetition characteristics, among other points that we discussed during the preparation of this dissertation.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática do Ensino-
dc.subjectEnsino de Frações-
dc.subjectRuy Madsen Barbosa-
dc.subjectMovimento da Matemática Moderna.-
dc.titleA MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES NA COLEÇÃO 'MATEMÁTICA, METODOLOGIA E COMPLEMENTOS' DE RUY MADSEN BARBOSA (1966).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Edilene Simoes Costa dos Santos-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo identificar elementos da matemática do ensino de frações na coleção de manuais “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários” de Ruy Madsen Barbosa publicadas no ano de 1966. Delimitamos um período para este estudo, a saber: 1960 a 1970. Esta demarcação se deve pela criação da Leis de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 e um ano anterior à unificação do ensino primário em ensino de 1º grau pela Lei Nº. 5.692 de 1971, ambos considerados marcos importantes da história da educação brasileira. Os estudos foram conduzidos pelos seguintes questionamentos: Que orientações foram veiculadas, na coleção “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários” de Ruy Madsen Barbosa (1966), relativos ao ensino de frações? O referencial teórico-metodológico está embasado na perspectiva sócio-histórica, considerando elementos como: História da Educação Matemática (COSTA, 2017); saber a ensinar e saber para ensinar (HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e matemática para ensinar (VALENTE, 2017); e matemática do ensino (MORAIS; BERTINI; VALENTE, 2020). A coleta de fontes foi realizada no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina na página do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (Ghemat/Brasil). Após uma assepsia das fontes encontradas, selecionamos a coleção “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários”, publicada no ano de 1966, por Ruy Madsen Barbosa, contendo três manuais destinados à formação de professores. Foram consideradas como categorias de análise: saber a ensinar, saber para ensinar, sequência, graduação, significado, dispositivos didáticos e exercícios e problemas. A partir dos estudos realizados, é possível inferir que, nos livros analisados, o ensino de frações parte do concreto para o abstrato, utilizando materiais manipuláveis; os números fracionários eram apresentados anterior ao conteúdo de números decimais; os manuais apresentam uma linguagem matemática bem definida, no sentido de uma linguagem utilizando símbolos, definições, etc., utilizando a teoria dos conjuntos; ênfase nas frações equivalentes para o ensino das operações; os exercícios e problemas com características de repetição, entre outros pontos que discutimos durante a elaboração desta dissertação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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