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Tipo: Dissertação
Título: INDÍCIOS DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS
Autor(es): Jocelei Miranda da Silva
Primeiro orientador: Klinger Teodoro Ciriaco
Resumo: Esta dissertação destaca encaminhamentos e resultados de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande), junto à linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Como objetivo, buscou compreender o movimento de aprendizagens de professoras do ciclo da alfabetização em relação ao pensamento algébrico a partir da constituição de grupo de estudos remoto centrado na escola. A abordagem metodológica localiza-se no escopo da investigação qualitativa onde o pesquisador é um observador-participante, a qual toma como base interações virtuais durante os encontros síncronos via Google Meet. Os instrumentos de produção de dados foram: fontes escritas do diário de campo do pesquisador; a observação das sessões reflexivas no grupo; e a análise da natureza das tarefas que envolvem a unidade temática "Álgebra", as quais eram compartilhadas/analisadas pelas professoras, denotando episódios que indicaram as aprendizagens. Os resultados obtidos demarcam o quão desafiador é para as docentes trabalharem aspectos do pensamento algébrico nos primeiros anos, tanto pela formação inicial que não abordou, de modo satisfatório, conceitos ligados à Matemática, quanto pela falta de preparo adequado para que possam trabalhar conteúdos da presente temática com as crianças que atuam, frente a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, diante dos elementos colocados em apreciação, percebemos que as ações do grupo em questão auxiliaram as partícipes a estruturarem os conhecimentos relativos ao trabalho com a temática e, não somente isso, mas também, contribuiu para o desenvolvimento profissional na aprimoração de saberes referentes à Educação Matemática nos anos iniciais, organização de tarefas e ainda percepção da natureza das ações que possibilitam desenvolver o pensamento algébrico.
Abstract: This dissertation highlights referrals and results of a master's research, linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEduMat), of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande), along the line of research "Teacher Training and Curriculum". As an objective, it sought to understand the learning movement of teachers of the literacy cycle in relation to algebraic thinking from the constitution of a remote study group centered on the school. The methodological approach is located in the scope of qualitative research where the researcher is a participant-observer, which is based on virtual interactions during synchronous meetings via Google Meet. The data production instruments were: written sources from the researcher's field diary; the observation of the reflective sessions in the group; and the analysis of the nature of the tasks that involve the thematic unit "Algebra", which were shared/analyzed by the teachers, denoting episodes that indicated the learning. The results obtained show how challenging it is for teachers to work on aspects of algebraic thinking in the early years, both because of the initial training that did not satisfactorily address concepts related to Mathematics, and because of the lack of adequate preparation so that they can work on the contents of the present theme with the children who work, in view of the implementation of the National Curricular Common Base (BNCC). In this way, in view of the elements put under consideration, we realized that the actions of the group in question helped the participants to structure the knowledge related to the work with the theme and, not only that, but also contributed to the professional development in the improvement of knowledge regarding to Mathematics Education in the early years, organization of tasks and even perception of the nature of actions that make it possible to develop algebraic thinking.
Palavras-chave: Formação Contínua de professores. Grupo de Estudos. Colaboração. Pensamento algébrico. Anos Iniciais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4517
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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