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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketplaces: Análise dos fatores que impactam no processo de compras
Autor(es): Silva, Joice do Nascimento
Primeiro orientador: Resch, Sibelly
Primeiro membro da banca: Silva, Angelita Aparecida Nogueira de Mattos
Segundo membro da banca: Pereira, Jaiane Aparecida
Resumo: O varejo online brasileiro está em expansão. A estratégia adotada por grandes varejistas que se transformaram em marketplaces possibilita que pequenos vendedores tenham a oportunidade de vender em suas plataformas com algumas vantagens. Mas e quanto aos consumidores? Daí surgiu o problema que norteou essa pesquisa: Quais são as vantagens e desvantagens para os clientes nos processos de compras em marketplaces?Delimitou-se como objetivo do trabalho analisar os fatores que impactam no processo de compra nos principais marketplaces do Brasil. Os objetivos específicos deste trabalho são: (1) identificar na literatura os fatores que influenciam no processo de compras online; (2) identificar e comparar as características das plataformas dos principais marketplaces brasileiros e de produtos comercializados por meio de simulação. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de simulações nos sites dos principais varejistas que atuam no território brasileiro: B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Mercado Livre. Os resultados possibilitam identificar a variedade como vantagem nesta modalidade do varejo online, e demonstram o poder de mercado das grandes empresas que conseguem deter das melhores ofertas e oferecer maiores benefícios aos clientes, como os preços de serviços de entregas. E a partir destas grandes empresas também foi possível observar a confiança como fator que afeta o processo de compra, e ao mesmo tempo a diversidade de vendedores como fator que também pode dificultar a compra.
Abstract: O varejo online brasileiro está em expansão. A estratégia adotada por grandes varejistas que se transformaram em marketplaces possibilita que pequenos vendedores tenham a oportunidade de vender em suas plataformas com algumas vantagens. Mas e quanto aos consumidores? Daí surgiu o problema que norteou essa pesquisa: Quais são as vantagens e desvantagens para os clientes nos processos de compras em marketplaces?Delimitou-se como objetivo do trabalho analisar os fatores que impactam no processo de compra nos principais marketplaces do Brasil. Os objetivos específicos deste trabalho são: (1) identificar na literatura os fatores que influenciam no processo de compras online; (2) identificar e comparar as características das plataformas dos principais marketplaces brasileiros e de produtos comercializados por meio de simulação. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de simulações nos sites dos principais varejistas que atuam no território brasileiro: B2W, Via Varejo, Magazine Luiza e Mercado Livre. Os resultados possibilitam identificar a variedade como vantagem nesta modalidade do varejo online, e demonstram o poder de mercado das grandes empresas que conseguem deter das melhores ofertas e oferecer maiores benefícios aos clientes, como os preços de serviços de entregas. E a partir destas grandes empresas também foi possível observar a confiança como fator que afeta o processo de compra, e ao mesmo tempo a diversidade de vendedores como fator que também pode dificultar a compra.
Palavras-chave: Comércio Eletrônico
Economia Digital
Administração de Empresas
Empreendedorismo
Tomada de Decisão
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4505
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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