Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4496
Tipo: Dissertação
Título: "Pressão de vapor": uma propriedade importante da substância
Autor(es): Souza, Cecilia de
Primeiro orientador: Jorge, Rodrigo Funabashi
Resumo: Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer, a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem” em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à história da pressão atmosférica, às unidades de Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer, a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem” em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à história da pressão atmosférica, às unidades de pressão e também a uma “simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis relacionados ao tema pressão de vapor.pressão e também a uma “simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis relacionados ao tema pressão de vapor.
Abstract: In our daily lives, it is common to observe several Chemical processes, including evaporation. This is directly linked to what in chemistry we call vapor pressure, a very important concept to understand some methods of obtaining substances in industry and to understand common phenomena. This concept is usually presented to students in the 2nd year of High School (E.M) in the referencial curricular in the content of colligative properties. However, this content is not part of the curricula of public schools in the State of Mato Grosso do Sul (MS). Thus, the present work is a suggestion to be carried out with students in the 1st year of E.M., with the use of an accessible resource. In this way, the product presented to the Professional Master's Program in Chemistry in the National Network - PROFQUI, goal to offers to the teacher and students the using up of a hypertext, involving concepts of Chemistry, to assist in the construction knowledge by students in a more significant. The hypertext was chosen because it proposes a “learning trail” where the student, when going through it, will have access to concepts of vapor pressure, the history of atmospheric pressure, pressure units andalso a “simulation”. Thus completing the resources present in Brazilian public schools and remedying, to a certain extent, the scarcity of available materials related to the theme of vapor pressure.
Palavras-chave: Recursos Educacionais
Ensino de Química
Metodologia do Ensino
Ensino de Ciências Naturais
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4496
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUTO FINAL + dissertação.pdf13,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.