Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4494
Tipo: | Tese |
Título: | UM ESTUDO COM UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DE ENSINAR MATEMÁTICA |
Autor(es): | Tatiani Garcia Neves |
Primeiro orientador: | Marilena Bittar |
Resumo: | A pesquisa foi desenvolvida com uma professora de Matemática da educação básica na cidade de Dourados, MS. Motivada pelas inquietações da profissão docente e pelos resultados do estudo de mestrado onde analisamos potencialidades e limitações para a integração das tecnologias à prática pedagógica de um professor, ao considerarmos algumas peculiaridades do trabalho docente como ausência de recursos na escola, indisciplina dos alunos, experiências formativas. Isso nos conduziu para que nesta pesquisa traçássemos o objetivo geral de analisar fatores que intervêm na tomada de decisões no trabalho de uma professora de Matemática no contexto escolar. Alicerçamos a investigação em alguns estudiosos da Didática Francesa como Chevallard do qual mobilizamos a ideia de condições e restrições a fim de identificarmos, a partir da escala superior dos níveis de codeterminação didática, elementos que pudessem interferir na tomada de decisões da professora e sobre os quais poderia não ter poder para modificar. O modelo de estruturação do meio de Margolinas, como forma de compreender o comportamento do professor nos diferentes níveis de atividade, com suas concepções e interações. O modelo de fatores de decisão de Bessot et al. contribuiu para identificar no processo cognitivo e decisório das práticas docentes, aspectos que escapam as ações docentes como manter o controle rotineiro e bem delimitado de uma turma. As técnicas da etnografia combinadas com as gravações de áudio e vídeo, anotações em diário de bordo permitiram posteriormente descrever os dados, identificar e analisar elementos que por ora no acompanhamento da rotina de trabalho poderiam passar desapercebido como a forma que eram adequadas as situações frente a imprevisibilidade. Ademais, no que se refere aos resultados encontrados, notamos que um mesmo fator, a depender da posição que é ocupada pelo professor em seus níveis de atividade, pode não ter o mesmo efeito em suas decisões/ações. Ao planejar, com a necessidade de cumprir algumas exigências, a professora pode especificar com uma riqueza de detalhes a forma como compreende que poderá levar o seu aluno a aprender, preconizando teorias que contemplem aspectos da construção do conhecimento e que se apresentam como orientações ao professor por outras instâncias. Todavia, em seu trabalho cotidiano diante de comportamentos recorrentes dos alunos, nem sempre o que se observa é o que por ora foi redigido em consonância ao que estava em seu programa curricular, sendo notória a necessidade de suprimir alguns conteúdos em busca da adequação e cumprimento de seu tempo didático. |
Abstract: | The research was developed with a teacher of mathematics of basic education in the city of Dourados, MS. Motivated by the concerns of the teaching profession and by the results of the master's study where we analyze potentialities and limitations for the integration of technologies to the pedagogical practice of a teacher, considering some peculiarities of teaching work as lack of resources in school, students' indiscipline, formative experiences. This led us to this research to bring the general objective of analyzing factors that intervene in decision-making in the work of a mathematics teacher in the school context. We undertook the research in some scholars of French Didactics such as Chevallard from which we mobilized the idea of conditions and restrictions in order to identify, from the higher scale of the levels of didactic codetermination, elements that could interfere in the decision-making of the teacher and about which he might not have the power to modify. The model of structuring the medium of Margolinas, as a way to understand the teacher's behavior at different levels of activity, with their conceptions and interactions. The decision factors model of Bessot et al. contributed to identify in the cognitive and decision-making process of teaching practices, aspects that escape teaching actions such as maintaining the routine and well-delimited control of a class. The techniques of ethnography combined with audio and video recordings, notes in logbooks, later allowed to describe the data, identify and analyze elements that for now in the monitoring of the work routine could go unnoticed as the way that situations were appropriate in the face of unpredictability. Moreover, with regard to the results found, we noticed that the same factor depending on the position that is occupied by the teacher in his activity levels may not have the same effect on his decisions/actions. When planning, with the need to meet some requirements, the teacher can specify in a wealth of detail how she understands how she can take her student to learn, advocating theories that contemplate aspects of the construction of knowledge and that present themselves as guidance to the teacher by other instances. However, in their daily work in the face of recurrent behaviors of the students, what is not always observed is what was written for now in line with what was in their curriculum, being notorious the need to suppress some contents in search of the adequacy and fulfillment of their didactic time. |
Palavras-chave: | formação continuada, fatores de decisão didática, estruturação do meio |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4494 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese, Tatiani Garcia Neves.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.