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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4474
Tipo: | Dissertação |
Título: | IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A leitura dos discentes do curso de pedagogia formados na UFMS/CPTL em 2019 |
Autor(es): | Felipe de Lima Silva |
Primeiro orientador: | Paulo Fioravante Giareta |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, considera o estágio não obrigatório, atividade cidadã acrescida a carga horária do curso, uma atividade teórica que tem se popularizado nas graduações por interferir diretamente na qualidade de vida dos estudantes que conseguem conciliar a formação com um trabalho ainda dentro da sua área de formação, atrelando a teoria com a prática diariamente. No curso de Pedagogia, por exemplo, ele possibilita o envolvimento do futuro professor com as práticas docentes, num período mais amplo quando comparado com outras práticas formativas. Essa importante atividade teórica deve ser analisada não só do ponto de vista formativo, mas também com a perspectiva do mundo do trabalho e das relações que são estabelecidas durante o tempo em que o estudante de nível superior permanece imerso nesse espaço educacional, mas também de mercado no qual estará inserido. A partir de tais alegações, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a incidência teórica e prática do Estágio Não Obrigatório no processo de formação dos professores, a partir da experiência dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), formados no ano de 2019 e que atuam/atuaram na educação durante os anos de 2020/2021. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos: (i) identificar a natureza formativa da experiência do estágio não obrigatório durante o processo de formação do pedagogo; (ii) elucidar as potencialidades de incidência do estágio não obrigatório sobre as propostas teórico-metodológicas de formação; e (iii) analisar a contribuição do estágio não obrigatório na construção das práticas docentes desse profissional. Tendo uma abordagem qualitativa, a pesquisa de campo se pauta em referenciais da área do estágio e formação de professores, assim como decretos e leis sobre a temática, entendendo o estágio não obrigatório (ENO) como uma atividade teórica que possui relações entre sujeitos dominantes (instituições, universidades, agentes integradores) e dominados (os estudantes em formação) e acaba por gerar práticas e processos de aprendizagem que se tornam um importante instrumento para a compreensão da temática como um diferencial formativo. Para uma reflexão em cima de um quadro empírico, foi adotada ainda a entrevista semiestruturada, realizada com 9 pedagogos formados em 2019 pela UFMS/CPTL, na qual se tem a análise de conteúdo como técnica que se desenvolve em cima das duas categorias apriorísticas: sendo a primeira estabelecida a partir das considerações sobre o processo histórico da temática e a segunda a partir do estado de conhecimento do ENO realizado no período de 2015-2020. Assim, com as categorias e as entrevistas, elucida-se, a partir da verbalização dos entrevistados, o efeito do estágio não obrigatório sobre a formação desses profissionais, atualmente, atuantes na Educação Básica. |
Abstract: | This master's research carried out within the scope of the Master's in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus considers the non-mandatory internship, citizen activity added to the course load, a theoretical activity that has become popular in undergraduate courses as it directly interferes in the quality of life of students who manage to reconcile training with work within their training area, linking theory with daily practice. In the pedagogy course, for example, it enables the future teacher's involvement with teaching practices, in a broader period when compared to other formation practices. This important theoretical activity must be analyzed not only from a formative point of view, but also from the perspective of the world of work and the relationships that are established during the time in which the higher education student remains immersed in this educational space, but also in the market in which it will be inserted. Based on these allegations, this research aims to understand the theoretical and practical impact of the Non-Mandatory Internship in the process of teacher education, based on the experience of students from the Pedagogy Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) , Três Lagoas Campus (CPTL) formed in the year 2019 and that act/acted in education during the years 2020/2021 defining as specific objectives of this research: identify the formative nature of the non-mandatory internship experience during the pedagogue formation process, elucidate the potential impact of non-mandatory internship on theoretical-methodological formation proposals and analyze the contribution of non-mandatory internship in the construction of this professional's teaching practices. Taking a qualitative approach, the field research is based on references in the field of internship and teacher formation as well as decrees and laws on the subject, understanding the non-mandatory internship (ENO) as a theoretical activity that has relationships between dominant subjects (institutions , universities, integrative agents) and the dominated (students in training) generating practices and learning processes that become an important instrument for understanding the theme as a formation differential. For a reflection on an empirical framework, the semi-structured interview was also adopted, carried out with 9 pedagogues trained in 2019 by UFMS/CPTL, with content analysis as a technique that develops on top of the two aprioristic categories, the first established from the considerations about the historical process of the theme and the second based on the state of knowledge of the ENO carried out in the period 2015-2020. With the categories and interviews, the effect of the non-mandatory internship on the training of these basic education professionals is elucidated from the verbalization of the interviewees. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas. Formação de Professores. Estágio Não Obrigatório. Atividade Teórica. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4474 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
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