Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4459
Tipo: Dissertação
Título: EMPRESÁRIOS E EDUCAÇÃO: CONSENTIMENTO E COERÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): BEZERRA, Vinícius de Oliveira
Primeiro orientador: BRITO, Silvia Helena Andrade de
Resumo: Este trabalho pertence à Linha de Pesquisa “História, Políticas, Educação” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS), tendo por objeto as disputas por projetos de reforma do ensino médio, com ênfase na atuação de setores do empresariado nacional. O objetivo geral desta dissertação é analisar a correlação de forças em disputa no processo de concepção do Projeto de Lei (PL) nº 6.840/2013 e na discussão da Medida Provisória (MP) nº 746/2016, com foco na atuação empresarial, tendo em vista sua atual hegemonia nas políticas educacionais. Como objetivos específicos, identificamos as proposições do empresariado para a educação escolar, e para o ensino médio em particular; investigando, ainda, suas estratégias para construir e assegurar sua hegemonia no campo da educação. Especificamente sobre as políticas para o ensino médio, analisamos as disputas entre os diferentes intelectuais orgânicos em cada contexto, em especial nas audiências públicas realizadas. A pesquisa possui caráter bibliográfico e documental, observando os preceitos do materialismo histórico e dialético. Portanto, foi realizado levantamento de documentos oriundos do trâmite legislativo das propostas de reforma, bem como seleção de documentos programáticos dos empresários e publicações de pesquisadores da temática. A partir do desenvolvimento da pesquisa, foi possível mostrar que o contexto de criação do PL nº 6.840/2013 significou a abertura de um novo espaço de disputas pelo ensino médio, no qual, em um primeiro momento, ocorreu a hegemonia do empresariado. Posteriormente, em um processo de reorganização, foi possível aos intelectuais orgânicos contra-hegemônicos impedir o avanço de algumas propostas defendidas pelos empresários. Contudo, em uma conjuntura política e econômica diversa, o projeto empresarial para o ensino médio retornou, em outras bases, na MP nº 746/2016. Nesse cenário prevaleceu a hegemonia empresarial, não sendo possível para outros intelectuais orgânicos materializarem suas demandas, uma vez que no âmbito no Congresso Nacional, e no plano social mais amplo, existia uma correlação de forças desfavorável.
Abstract: This study belongs to the Research Line “History, Politics, Education” of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS), having as object of research the disputes for high school reform projects, with emphasis on the performance of national business sectors. The general objective of this dissertation is to analyze the correlation of forces in dispute in the process of conception of the Bill (PL) nº 6.840/2013 and in the discussion of Provisional Measure (MP) nº 746/2016, focusing on the performance of the business community, in view of its current hegemony in educational policies. As specific objectives, we identify the business propositions for school education, and for high school in particular; further investigating their strategies to build and ensure their hegemony in the field of education. Specifically about high school policies, we analyze the disputes between the different organic intellectuals in each context, especially at the public hearings held. The research has bibliographical and documentary character, observing the precepts of the historical and dialectical materialism. Therefore, a survey of documents from the legislative framework of the reform proposals was carried out, as well as the selection of programmatic documents from entrepreneurs and publications by researchers on the subject. From the development of the research, it was possible to show that the context of the creation of PL nº 6.840/2013 meant the opening of a new field of disputes by high school, where the hegemony of the business community first occurred. Later, in a process of reorganization, it was possible for counter-hegemonic organic intellectuals to prevent the advance of some proposals defended by businessmen. However, in a different political and economic conditions, the business project for high school returned in other bases in MP nº 746/2016. In this scenario, corporate hegemony prevailed, and it was not possible for other organic intellectuals to materialize their demands, since within the National Congress, and at the broader social level, there was an unfavorable correlation of forces.
Palavras-chave: Política Educacional, Empresários, Reforma do Ensino Médio.
Educational Policy, Entrepreneurs, Reform of Secondary Education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4459
Data do documento: 3-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vinicius.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons