Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4456
Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO SUL DE MATO GROSSO: EM FOCO O MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA/MS (1920-1950)
Autor(es): CARVALHO, Joyce Almeida de Sena
Primeiro orientador: RODRÍGUEZ, Margarita Victoria
Resumo: A presente dissertação está inserida na Linha de Pesquisa História, Política e Educação do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, constituise como parte do Projeto de Pesquisa intitulado ―Instrução pública: criação e expansão das instituições escolares de ensino primário e a formação de professores no sul de Mato Grosso (1920-1970)‖. A pesquisa teve como objetivo compreender o movimento histórico e investigar as múltiplas determinações (sociais, políticas e econômicas) que permearam a criação e a expansão das instituições de ensino primário no Brasil em sua totalidade, para compreender na singularidade o município de Aquidauana/MT, entre os anos de 1920 a 1950. Foram identificadas as questões relacionadas com a educação pública primária oferecida na época e a expansão das instituições escolares no sul de Mato Grosso, bem como a intenção política e social na qual foi consolidada a Escola Primária Estadual Antônio Corrêa, modelo da nossa pesquisa, e, por fim, as políticas públicas para o ensino primário instituídas. Para isso, os procedimentos utilizados foram os seguintes: a) estudo bibliográfico que pudesse contribuir com a análise do tema; b) coleta e sistematização de fontes documentais, como normas legais, regulamentos e decretos, bem como documentos escolares que versam sobre o tema. Os resultados indicam que mesmo que Aquidauana não tenha passado pelo fenômeno econômico dos grandes centros do capital, não pôde ser entendida fora desse movimento, uma vez que a ampliação de suas atividades econômicas foram fundamentais à expansão e consolidação das instituições de ensino primário no município. Nesse sentido, a criação do Grupo Escolar Antônio Corrêa também foi concebida para se adequar às exigências da época, além de levar progresso ao município, como almejavam os dirigentes daquele período.
Abstract: The present dissertation is inserted in the Research Line, History, Politics and Education of Master‘s Degree in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, and is part of the Research Project entitled "Public education: creation and expansion of school institutions of primary education and teacher training in southern Mato Grosso (1920-1970), "the research aimed to understand the historical movement and analyze the multiple determinations (social, political and economic) that permeated the creation and expansion of institutions of primary education in Brazil in its totality to understand the uniqueness of the municipality of Aquidauana /MT between the years 1920 to 1950. It was analysed the issues related to the primary public education offered at the time and the expansion of school institutions in the south of Mato Grosso, as well as to identify the political and social intention in which the Primary Public school Antônio Corrêa, the primary focus of our research, has been consolidated, and finally, the public policies for primary education instituted. For this the procedures used were the following: a) bibliographic study that could contribute with the analysis of the theme; b) collection and systematization of documentary sources, such as legal norms, regulations and decrees on the subject. The results indicate that even though Aquidauana has not undergone the same economic phenomenon as the great center of capital, it can not be understood outside this movement, since the expansion of its economic activities were fundamental for the expansion and consolidation of primary education institutions in the city, the creation of the Educational Group Antônio Corrêa was also granted to adapt the demands of the time and to bring progress to the municipality, as the leaders of that period wanted.
Palavras-chave: Ensino Primário; Políticas Educacionais; Grupo Escolar Antônio Correa – Aquidauana MS.
Primary Education; Educational Policies; Educational Group Antônio Correa - Aquidauana MS.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4456
Data do documento: 25-Out-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Joyce.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons