Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4448
Tipo: | Dissertação |
Título: | CRIAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PÚBLICO EM TRÊS LAGOAS: SUL DE MATO GROSSO (1920-1970) |
Autor(es): | ROCHA, Paolla Rolon |
Primeiro orientador: | RODRÍGUEZ, Margarita Victoria |
Resumo: | A presente dissertação está inserida na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objeto de estudo a expansão do ensino primário público na cidade de Três Lagoas, Sul de Mato Grosso no período de 1920 a 1970. O objetivo geral é analisar o movimento histórico que propiciou as condições materiais para a consolidação do ensino primário público em Três Lagoas. Também se discute a influência das políticas nacionais do ensino primário para com as políticas estaduais e quais as determinações históricas, sociais e políticas para a expansão das escolas primárias na cidade de Três Lagoas. Para a realização da pesquisa a metodologia utilizada foi análise documental da legislação sobre o ensino primário no âmbito nacional e regional, tais como, Decretos publicados no Diário Oficial de Mato Grosso (1920- 1970) sobre criações de escolas no município, Legislação Municipal da cidade de Três Lagoas a respeito de criação de escolas, livros sobre o ensino primário em Mato Grosso e Relatório Anual da Escola Afonso Pena. O aporte teórico utilizado corresponde ao materialistahistórico-dialético para a compreensão do contexto da sociedade no período final da Primeira República até o início da ditatura militar. Ao analisar alguns marcos políticos e legais na história da educação, se evidencia que não deve ser resvalado por reducionismos que a particularizam sem inserir no contexto da totalidade mediada pelas relações de produção, e luta de classes entre exploradores e explorados. Como resultado a pesquisa verificou que a expansão industrial do País provocou a necessidade de criação de novas escolas, pois naquele momento histórico precisava-se qualificar a classe trabalhadora, entretanto, no caso da cidade de Três Lagoas, verifica-se que a instalação das instituições escolares esteve motivada pelo processo de urbanização, que obedeceu ao desenvolvimento das atividades econômicas da região que se caracterizava pela pecuária, mas também pelo comércio, além da chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil que alterou o perfil social e econômico da cidade. |
Abstract: | This dissertation is part of the History, Policies and Education Research Line of the Master Course in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul. Its objective is to study the expansion of public primary education in the city of Três Lagoas, South of Mato Grosso in the period from 1920 to 1970. The general objective is to analyze the historical movement that provided the material conditions for the consolidation of public primary education in Três Lagoas. It also discusses the influence of national policies of primary education on state policies and what are the historical, social and political determinations for the expansion of primary schools in the city of Três Lagoas. In order to carry out the research, the methodology used was analyzing documents such as legislation on primary education at the national and regional levels, such as Decrees published in the Official Gazette of Mato Grosso (1920- 1970) on the creation of schools in the municipality, Municipal Legislation city of Três Lagoas regarding the creation of schools, books on primary education in Mato Grosso and Annual Report of the Afonso Pena School. The theoretical contribution used corresponds to the materialist-historical-dialectic for understanding the context of society in the final period of the First Republic until the beginning of the military dictatorship. When analyzing some political and legal milestones in the history of education, it is evident that it should not be reduced by reduccionismos that particularize it without inserting in the context of the totality mediated by the relations of production, and exploited class and explorers. As a result, the research verified that the industrial expansion of the country provoked the need to create new schools, because at that historical moment it was necessary to qualify the working class, however, in the case of the city of Três Lagoas, it turns out that the installation of institutions school was motivated by the urbanization process, which followed the development of the economic activities of the region that was characterized by livestock, but also by the commerce, besides the arrival of the Northwest Railroad that changed the social and economic profile of the city. |
Palavras-chave: | Três Lagoas. Sul de Mato Grosso. Ensino Primário. Políticas Educacionais. Grupo Escolar Afonso Pena. Três Lagoas. South of Mato Grosso. Primary school. Educational Policies. Group School Afonso Pena. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4448 |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Paolla Rolon.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons