Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4428
Tipo: Dissertação
Título: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS (2012-2016)
Autor(es): GARCIA, DÉBORA ROGÉRIA NERES DE SOUZA
Primeiro orientador: MACIEL, CARINA ELISABETH
Resumo: Este trabalho está vinculado a Linha de Pesquisa 3 - História, Políticas e Educação do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/PPGEdu/UFMS. O objeto de estudo dessa pesquisa é a Política de Assistência Estudantil e tem como objetivo analisar como as ações da Política de Assistência Estudantil se configuram no atendimento aos estudantes matriculados na educação superior do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. Trata-se de um estudo de caso no IFMS e tem como recorte temporal o período de 2012 a 2016, tendo em vista que as ações da assistência estudantil no atendimento aos estudantes da educação superior tiveram início em 2012. A pesquisa está fundamentada no método crítico-dialético, pois este método nos auxiliou a compreender a lógica do sistema capitalista e a analisar a Política de Assistência Estudantil. Utilizamos enquanto metodologia de pesquisa a análise documental e bibliográfica, visando apresentar as análises dos dados institucionais e dos dispositivos legais. As análises da pesquisa tiveram como referência os seguintes autores: Castro (2009), Maciel (2011, 2015, 2016), Mancebo (2015), Frigotto (2011), Otranto (2010, 2015), Oliveira (1994), entre outros. Os resultados das análises apontaram que a oferta da educação superior na Educação Profissional e Tecnológica se deu a partir do ano de 1969, porém a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2008, trouxe uma nova concepção de educação profissional, possibilitando aos IF´s a oferta de cursos superiores nas modalidades tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Ao analisar o Pnaes identificou-se que este documento é resultado das lutas por melhores condições de permanência na educação superior, porém o Decreto nº 7.234/2010 determinou que as ações previstas devessem contemplar estudantes dos institutos federais. Portanto, o Pnaes surgiu como estratégia para amenizar os problemas sociais que interferem na formação dos estudantes, promover a inclusão e regulamentar as ações da política de assistência estudantil na garantia do acesso, permanência e conclusão. O documento oficial da assistência estudantil vigente no IFMS não contempla em sua redação todas as áreas do programa, atualmente a Política de Assistência Estudantil do IFMS está passando por reformulações e essa pesquisa contribuiu para repensarmos as ações de assistência estudantil e as necessidades dos estudantes que dificultam sua permanência na instituição. Constatou-se que os auxílios de critérios socioeconômicos ofertados no IFMS contemplam os estudantes da educação superior, no entanto defendemos a ampliação da oferta e dos valores dos auxílios, tendo em vista que os valores atuais são baixos e o perfil socioeconômico dos estudantes comprova essa necessidade. As ações de assistência estudantil são focalizadas, haja vista os limites dos recursos disponibilizados, no entanto são necessárias para promover a permanência de segmentos considerados historicamente excluídos. Concluímos que o IFMS busca, por meio de uma Política de Assistência Estudantil, a garantia do direito à educação e o acompanhamento com vistas a diminuir as dificuldades de ordem social, econômica, psicológica e pedagógica.
Abstract: The purpose is linked to Search Line 3 – History, Policies and Education of the Master Course of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul Foundation/PPGEdu/UFMS. The object of study of this research is the Student Assistance Policy and aims to analyze the actions of the Student Assistance Policy to configure the service to students enrolled in higher education at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul – IFMS. It is a case study in the IFMS and has as a temporal 2012 to 2016, in view of the fact that the actions of student assistance in the care of students of higher education began in 2012. The research is based on the critical-dialect method, because this method helped us to understand the logic of the capitalist system and to analyze the Student Assistance Policy. We used as research methodology the documentary and bibliographic analysis, to present the analyzes of the institutional data and the legal provisions. The analyzes of the research had as reference the following authors: Castro (2009), Maciel (2011, 2015, 2016), Mancebo (2015), Frigotto (2011), Otranto (2010, 2015), Oliveira (1994), among others. The results of the analyzes indicated that the offer of higher education in Professional and Technological Education occurred from the year of 1969, however the creation of Federal Institutes of Education, Science and Technology, in 2008, brought a new conception of professional education, enabling IF’s, the offer of higher courses in the modalities tecnólogo, baccalaureate and licenciatura. When analyzing the Pnaes it has been identified that this document is the result of the struggles for better conditions of permanence in higher education, but Decree 7.234 / 2010 determined that the actions envisaged should include students from federal institutes. Therefore, the Pnaes emerged as a strategy to alleviate the social problems that interfere in the training of students, promote the inclusion and regulation of the actions of the student assistance policy in guaranteeing access, permanence and completion. The official student assistance document in force in IFMS does not include in its wording all areas of the program, currently the IFMS Student Assistance Policy is undergoing reformulations and this research contributed to rethink student assistance actions and the needs of students that make it difficult for them to stay in the institution. It was found that the aid of socio-economic criteria offered in IFMS, they contemplate students of higher education, however, we do support the expansion of the offer and the values of aid, considering that the current values are low and the socioeconomic profile of the students proves this necessity. Student assistance actions are focused on, given the limits of the resources made available, however they are necessary to promote the permanence of segments considered historically excluded. We conclude that the IFMS seeks, through a Student Assistance Policy, guaranteeing the right to education and follow-up with a view to reducing the difficulties of order social, economic, psychological and pedagogical.
Palavras-chave: Política Social. Assistência Estudantil. Educação Superior.
Social Policy. Student Assistance. Higher Education.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4428
Data do documento: 20-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Débora R..pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons