Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4425
Tipo: Dissertação
Título: DISCURSOS E PRÁTICAS: PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): ARRUDA, Dayana de Oliveira
Primeiro orientador: OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento
Resumo: Este estudo analisou os jogos de saberes e poderes que permeiam discursos e práticas sociais e culturais exercidas no Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campograndense” (TRAJE), operacionalizado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, na Instituição denominada Escola Osvaldo Cruz. Instituição que tem entre seus propósitos, oportunizar um modelo de escolarização transversal, enquanto uma modalidade de ensino da educação básica em nível de ensino fundamental, adequando aspectos relacionados à educação de jovens e adultos, em exercícios e dinâmicas singulares. O estudo é vinculado ao Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GEIARF/UFMS), e se configura como de tipo etnográfico, de caráter empírico-analítico e documental, apresentando como fontes constituídas em processo, documentos institucionais, discussões em grupo realizadas com estudantes e entrevistas individuais abertas, empreendidas de modo exploratório também com estudantes, bem como gestores, equipe psicossocial, técnicopedagógica e docentes do Projeto Traje. Correspondem a fontes profícuas estabelecidas, achados e registros decorrentes de procedimentos observacionais. A análise de dispositivos políticos e pedagógicos, perscrutados sob a perspectiva arqueológica de inspiração foucaultiana, conformam e sistematizam os esforços do estudo realizado, por condições que elevem a escolaridade de jovens de 15 a 17 anos, agrupados por um conjunto de características consideradas semelhantes, reconduzidas a um exame minucioso, cujo resultado os classifica pelas anomalias de ordem cultural, econômica e social. No bojo da problematização, utilizamos da genealogia como possibilidades analíticas em interfaces a relações entre saberes e poderes. Redimensionamos em vistas ao Projeto Traje, a existência de discursos e práticas sociais e culturais efetivas, imbricadas em um aparato institucional aprimorado quanto à utilização de tecnologias de controle e disciplinamento. Como resultados das incursões realizadas, destacamos a fragilidade das intervenções do Estado em detrimento da Proposta do Projeto Traje, enquanto adequação de um padrão de escolarização cujas finalidades são forjadas como pragmáticas, corretivas e resolutivas. Diante disto, o referido Projeto em suas práticas sociais e culturais exercidas, como espaço institucional-escolar, propõe sob discursos e exercícios de proteção, escolarização e guarda, em verdade, regularizar condutas e docilizar corpos, em contraponto a diferentes enfrentamentos, resistências e efeitos, agregando indivíduos em seus (des)ajustes e anormalidades, extrapolando propósitos e ideativos de caráter pedagógicos.
Abstract: This study analyzed the play of knowledge and powers that permeate speeches and social and cultural practices carried out in the project “Educational Trend of Young Students from Campo Grande” (TRAJE), operated by the City Schools of Campo Grande, in the State of Mato Grosso do Sul, at the Osvaldo Cruz City School. An institution which has among its objective, to provide a transversal educational model, as an education mode in basic and elementary education, thus adequating aspects related to education of young adults, in singular dynamics exercises. The study is linked to the Foucauldian Reference Academic Investigation Study Group, of the Federal University of Mato Grosso do Sul (GEIARF/UFMS), configured as an ethnographic type, of empirical-analytical and documentary character, showing as sources incorporated in process, institutional documents, group discussions conducted with students and individual open interviews undertaken in an exploratory mode with students, as well as with managers, psychosocial, technical and pedagogical staff and teachers of the Traje Project. Corresponding to established sources, findings and records arising from observational procedures. The analysis of political and educational devices, researched under Foucauldian inspiration, conform and systematize the efforts of study, for conditions that raise the educational level of young people aged from 15 to 17, grouped by a set of features considered similar, which sorts them by cultural, social and economic anomalies. In the midst of the questioning, we use genealogy as an analytical possibility in interfaces with relations between knowledge and power. We resize in view of the Traje Project, the existence of social and cultural discourses and practices interwoven in an effective, enhanced institutional apparatus with the use of technologies of control and discipline. As a result of incursions carried out, we highlight the fragility of the interventions of the State at the expense of the Traje Project Proposal, while adaptation of a standard of schooling which purposes are forged as being pragmatic, corrective and resolute. On this, the Project in its social and cultural practices carried out, as institutional space/school, proposes under speeches and protection exercises, schooling and guard, as a matter of fact, regulate behavior and make bodies docile, in counterpoint to different clashes, resistances and effects, adding individuals in their (dis) adjustments and abnormalities, extrapolating purposes and ideas of pedagogical characteristic.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Práticas exercidas; Problematização; Projeto Traje.
Education of youth and adults; Practices exerted; Problematizing; Traje Project.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4425
Data do documento: 22-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Dayana.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons