Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4419
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores das escolas de tempo integral da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS
Autor(es): Arguelho, Rubens Silva
Primeiro orientador: Rodríguez, Margarita Victoria
Resumo: Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Teve como objeto de estudo a política formação continuada dos professores que atuam nas escolas de tempo integral da rede municipal de ensino de Campo Grande, na ótica das políticas públicas educacionais instituída no período de 2008 a 2015. Apresenta análise das ações desenvolvidas pelo Município de Campo Grande-MS por meio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED), destinada às políticas públicas de formação continuada para os professores que atuam nas duas escolas de tempo integral. Os procedimentos metodológicos da pesquisa ocorreram com várias ações. De início realizou-se o levantamento da produção a respeito do objeto de pesquisa, ou seja, o estado do conhecimento referente ao tema formação continuada para professores de escola de tempo integral. Posteriormente fez-se o estudo documental com base na coleta e análise das legislações educacionais nacionais e do município de Campo Grande-MS bem como de documentos da Secretaria Municipal de Educação. Verificou-se que no processo de implementação das escolas de tempo integral do município houve um curso de formação para os 60 professores aprovados no processo de seleção para atuar nessas escolas. Além disso, a formação continuada para esses docentes é tratada no Livro Propostas da Escola de Tempo Integral, elaborado pela secretaria municipal de educação de Campo Grande-MS, que organiza a formação continuada em serviço e propõe outras ações. Porém, ao analisar os documentos municipais (Lei Orgânica do Município; Plano de Cargos e Remuneração do Magistério; Plano Municipal de Educação – 2007/2016 e 2015/2025), constata-se que existem diversas propostas para a formação continuada de professores, no entanto nenhuma ação específica foi observada para tratar da formação continuada para a educação integral.
Abstract: This is a research of the Graduation Program of Education, research theme of History, Politics and Education of the Federal university of Mato Grosso do Sul. It aimed to study continued teacher training of teachers from full time schools in Campo Grande from the point of view of educational public policies established between 2008 and 2015. It shows an analysis of actions developed in the Municipality of Campo Grande, Mato Grosso do Sul state, by the Municipal Office of Education (SEMED) intended to public policies of continued teacher training for full time schools. The methodological procedures occurred with many steps. First, it was collected the scientific production concerning continued teacher training in full time school. Secondly, it was studied documents based on educational legislation both national and in the municipality of Campo Grande as well as documents from the Municipal Office of Education. It was verified that on the process of implementing full time school in the municipality, 60 teachers which have been approved in the recruiting process were trained. Furthermore, continued training to those teachers is cited in the Full Time School Proposal Book which was prepared by the Municipal Office of Education of Campo Grande and organizes continued training on duty among other measures. However, when analyzing municipal documents (Municipal Organic Law; Teaching Compensation Plan; Municipal Education Plan – 2007/2016 and 2015/2025) it appears that there are several proposals for continued teacher training although none of them is specific to full time school.
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral
Educação Integral
Educação permanente
Professores - formação
Política Pública
Full-Time School
Integral School
Continuing Education
Teachers, Training of
Public Policy
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: Faculdade de Educação - FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4419
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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