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Tipo: Dissertação
Título: A institucionalização da política de cotas na educação superior na UFMS - 2013 a 2016
Autor(es): Macedo, Karoline dos Reis
Primeiro orientador: Maciel, Carina Elisabeth
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a institucionalização da Política de Cotas na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, no período de 2013 a 2016. A Lei de Cotas para a Educação Superior é identificada como ação que oportuniza a democratização do acesso à Educação Superior. Para o desenvolvimento da investigação realizamos pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, apresentando os documentos oficiais que indicam a forma como se encontra materializada a Política de Cotas na UFMS. Os principais documentos utilizados foram Resoluções, atas e relatórios, entre outros. Os dados estatísticos foram necessários para embasar as análises sobre vagas e ingressantes cotistas. A Lei n. 12.711/2012 configura-se como Ação Afirmativa, com a finalidade de minimizar as fraturas sociais e históricas de grupos considerados como minorias. Contudo, é necessário dizer que as discussões sobre inclusão na Educação Superior são importantes para que, além das atuais ações e estratégias de acesso à educação superior, outras políticas públicas possam ser pensadas e elaboradas com o intuito de oferecer condições de acesso e também permanência aos grupos considerados socialmente excluídos. Os resultados indicam que a Política de Cotas ainda está sendo implementada na UFMS, revista e reorganizada constantemente. A elaboração de diferentes estratégias para efetivar o ingresso e a permanência de estudantes cotistas ainda necessita de mais estudos e ações institucionais, entretanto, a institucionalização está se consolidando gradativamente. Concluímos que a institucionalização da Lei de Cotas na UFMS está em andamento e que a cada ano são desenvolvidas novas estratégias para a efetivação da institucionalização dessa política na instituição em questão.
Abstract: This research aims to analyze the institutionalization of the Quotas Policy at the Federal University of Mato Grosso Sul, from 2013 to 2016. The Law of Quotas for Higher Education is identified as an action that facilitates the democratization of access to Higher Education. For the development of the research we carry out exploratory, bibliographical and documentary research, presenting the official documents that indicate how the Quota Policy in the UFMS is materialized. The main documents used were Resolutions, atas and reports, among others. Statistical data were necessary to support the analysis of vacancies and quotaants. Law no. 12,711 / 2012 is set as Affirmative Action, with the purpose of minimizing the social and historical fractures of groups considered as minorities. However, it is necessary to say that the discussions on inclusion in Higher Education are important so that, in addition to the current actions and strategies of access to higher education, other public policies can be thought and elaborated with the purpose of offering conditions of access and also permanence to the groups considered socially excluded. The results indicate that the Quota Policy is still being implemented in UFMS, reviewed and reorganized constantly. The elaboration of different strategies to effect the entry and permanence of quota students still requires more studies and institutional actions, however, institutionalization is gradually consolidating. We conclude that the institutionalization of the Quotas Law in UFMS is underway and that each year new strategies are developed for the institutionalization of this policy in the institution in question.
Palavras-chave: Ensino Superior
Democratização da Educação
Programas de Ação Afirmativa na Educação
Igualdade na Educação
Education, Higher
College Teaching
Affirmative Action Programs
Affirmative Action Programs in Education
Educational Equalization
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: Faculdade de Educação - FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4417
Data do documento: 15-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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