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Tipo: Tese
Título: Pesquisa-formação com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Emancipação Coletiva para uso de Artefatos Tecnológicos Digitais no Ensino de Ciências
Autor(es): CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE
Primeiro orientador: GOBARA, SHIRLEY TAKECO
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver e analisar uma proposta de formação continuada e permanente com ênfase no labor conjunto e no uso de artefatos tecnológicos digitais para o ensino de Ciências, visando à emancipação coletiva de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Objetivação, uma teoria educacional que considera o ensino e a aprendizagem como um processo de natureza social, histórico e cultural, essencialmente dialético. Trata-se de uma pesquisa cuja base metodológica é o materialismo dialético, na modalidade pesquisa-ação educacional, que busca a superação da racionalidade técnica e propõe um modelo de professor intelectual crítico, que desenvolve a sua prática com base em ações coletivas, voltadas para o interesse comum e regida pela ética comunitá00ria em busca de uma emancipação coletiva. Os participantes são professores de uma escola pública no Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa-formação foi realizada em três etapas denominadas: diagnóstica, de labor conjunto e de emancipação coletiva. As três etapas foram desenvolvidas de novembro de 2017 a novembro de 2019, com a participação de 11 professores. Os dados foram obtidos por meio de gravações dos encontros presenciais da formação, entrevistas, questionários, produções dos participantes e caderno de campo da pesquisadora. Foram organizados de forma a construir o percurso formativo e analisados a partir de diferentes modos semióticos, identificados na interação dos professores durante as atividades realizadas na formação, por meio de um dispositivo de análise adaptado. Os resultados da etapa diagnóstica evidenciam que os professores têm um perfil de especialista técnico, com uma prática pedagógica voltada para propostas tradicionais de ensino e com o uso de artefatos tecnológicos baseados na busca e na transmissão de informação, no individualismo e com ênfase no saber em detrimento da dimensão do ser. As análises da etapa de labor conjunto e de emancipação coletiva evidenciam a superação do individualismo no contexto das atividades formativas que propiciaram novos modos de produção de saber e novas subjetividades, o que refletiu nas práticas pedagógicas dos professores, evidenciando: mudanças na visão que elas tinham do saber, da aprendizagem, da avaliação e dos artefatos tecnológicos digitais; na relação com os demais professores e alunos; uma postura crítica diante do sistema de ensino; mudanças na forma de planejar e desenvolver as aulas de Ciências, considerando a dimensão coletiva no planejamento de atividades de ensino e aprendizagem (AEA), que foram desenvolvidas a partir do labor conjunto com seus alunos. Tais indícios indicam um processo de mudança na consciência dos professores e sugerem a superação do perfil do professor especialista técnico, que se encontra em processo de constituição de um professor intelectual crítico, e que uma proposta formativa que discute o ensino de Ciências baseado nos pressupostos da TO tem potencial para promover a emancipação coletiva de práticas pedagógicas alienantes.
Abstract: This study aimed to develop and analyze a proposal for continuous and permanent professional development, emphasizing the collective labor and use of technological artifacts for Science teaching, aiming for the collective emancipation of teachers in the initial years of Elementary School. The research was grounded in the Objectification Theory, an educational theory that considers teaching and learning a process of social, historical, and cultural nature, essentially dialectical. The methodological basis for this research is the dialectical materialism, in the educational action-research modality, which aims for the overcoming of technical rationality and proposes the model of an intellectual and critic teacher, who develops his practice based on collective actions focused on the common interest, and whose practice is governed by community ethics in search of collective emancipation. The participants of this study are teachers of a public school in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The researchaction was done in three phases: diagnostic, collective labor, and collective emancipation. These phases were developed from November 2017 to November 2019 with the participation of 11 teachers. Data was collected by recordings of face-to-face development meetings, interviews, questionnaires, participant’s production, and the researcher’s field notebook. The data was organized in a way to build the formative route and analyzed from different semiotic modes, which were identified in the interaction of teachers during the activities performed on the development course, by means of an adapted analysis device. The results of the diagnostic phase show that teachers have a technical-specialist profile, with a pedagogical practice focused on traditional teaching approach and use of technological artifacts based on research and transmission of information, on individualism and with an emphasis on knowledge rather than the being’s dimension. The analysis of the collective labor and collective emancipation phases show the overcoming of individualism, in the context of professional development activities which provided new ways of producing knowledge and new subjectivities, which reflected in the teachers’ pedagogical practice, showing changes in their perspective of knowledge, learning, evaluation and technological artifacts; changes in the relationship with fellow teachers and students; a more critical view of the teaching system; changes in planning and development of Science classes, considering the collective dynamics in the planning of teaching/learning activities which were developed in collaborative labor with their students. This evidence indicates a process of change of conscience in teachers, and suggest the overcoming of the previous technical-specialist profile, as they now find themselves in the process of becoming intellectually critical teachers, and it shows that the process of a professional development proposal that discusses Science teaching in the principles of Objectification Theory has the potential of promoting collective emancipation of alienating pedagogical practices.
Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Ciências. Teoria da Objetivação. Emancipação coletiva.
Continuous professional development. Science teaching. Objectification theory. Collective emancipation.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4396
Data do documento: 30-Nov-2020
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