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Tipo: Tese
Título: OS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO DO CENTRO-OESTE (2009-2013)
Autor(es): FERNANDES, CHRISTIANE CAETANO MARTINS
Primeiro orientador: TAVARES SILVA, Fabiany de Cássia
Resumo: Este estudo faz parte do programa de pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), que toma como objetos de estudos textos/documentos curriculares (TDC) produzidos para os espaços da educação formal e não formal, entendidos, respectivamente, como instância de formação escolar com ação educativa institucionalizada, estruturada e sistemática; e como uma possibilidade de produção, seleção e distribuição de conhecimento fora das estruturas curriculares do ensino tradicional. Nessa proposição, o Grupo constrói análises de TDC de Educação Física (EF) elaborados, publicados e em vigência para os anos finais do Ensino Fundamental, nas Redes Estaduais de Ensino da região Centro-Oeste do Brasil, a saber: Distrito Federal (DF), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e Goiás (GO). Tais análises delineiam-se por um conjunto orientador composto pelas seguintes indagações: Quais conhecimentos especializados de EF são selecionados nos textos/documentos curriculares? Quais as justificativas adotadas para tal seleção para os anos finais do Ensino Fundamental? Qual concepção pedagógica de EF orienta esses textos/currículos prescritos? Os seguintes objetivos orientam a tentativa de fornecer respostas a essas indagações: Geral – Mapear e identificar os fundamentos teóricos e metodológicos do campo da EF, a fim de problematizá-los nos processos de seleção e distribuição dos conhecimentos especializados em textos/documentos curriculares produzidos pelas redes estaduais de ensino da região Centro-Oeste para os anos finais do Ensino Fundamental; Específicos – Identificar, como parte dos fundamentos teóricos e metodológicos do campo da EF, as concepções pedagógicas orientadoras; investigar e problematizar a presença ou não dessas concepções nos processos de escolha e distribuição dos conhecimentos especializados da/na EF; analisar como os conhecimentos especializados se legitimam no campo da EF nos textos/documentos eleitos. Incorre-se na hipótese de que, para os anos finais do Ensino Fundamental, a EF está proposta em meio às concepções pedagógicas sustentadas por confrontos ideológicos no processo de seleção e de organização de conhecimentos, referenciadas por determinações didáticas, voltadas às tendências de organização, desenvolvimento e avaliação de um instrumental epistêmicometodológico necessário. As pesquisas aproximam-se pelos referencias teóricos e/ou metodológicos da Sociologia, particularmente a concepção relacional de Pierre Bourdieu; pelos estudos/debates do Currículo, por compreendê-los essenciais na análise de documentos curriculares prescritos; e pela abordagem do Ciclo de Políticas, para compreender a política curricular e seus desdobramentos em cada texto curricular. Em conclusão, são identificados os contornos específicos dos debates e dos conflitos/disputas no/do campo da EF, particularmente no processo de seleção, organização e distribuição de conhecimentos, fundados nas nomeadas concepções pedagógicas. Tais contornos indicam que o processo de apreensão da EF como campo científico autônomo, delineado pelos TDC prescritos analisados, apresenta-se como parte da política de conhecimento oficial, ou currículo nacional e política de avaliação, fomentada em âmbitos locais e/ou regionais.
Abstract: The study is carried out within a university program called School Culture Observatory Study and Research Group (OCE). The study objects of the members are the curriculum texts/documents (TDC) produced for the spaces of formal and non-formal education. These are respectively understood as an instance of school education with institutionalized, structured and systematic educational action; and as a possibility of production, selection and distribution of knowledge outside the curricular structures of traditional teaching. In such a proposition, the Group constructs analyses of the current Physical Education TDC for the final years of secondary schools in the State School Networks of Brazilian Midwest region: the Federal District (DF), Mato Grosso (MT ), Mato Grosso do Sul (MS), and Goiás (GO). Such analyses are outlined by a guiding set composed of the following questions: What specialized knowledge of Physical Education is selected in the curriculum texts/ documents? What justifications are adopted for such selection for the final years of secondary school? Which pedagogical conception of Physical Education guides the prescribed texts/curricula? The following objectives guide the attempt to answer these questions: General – to map and identify the theoretical and methodological bases of the Physical Education field, in order to problematize them in the processes of selection and distribution of specialized knowledge in curriculum texts/documents produced by the Brazilian Midwest state educational networks for the final years of secondary school; Specific – to identify, as part of the theoretical and methodological bases of the Physical Education field, the guiding pedagogical conceptions; to investigate and problematize the presence or absence of these conceptions in the processes of choice and distribution of the expertise of/in Physical Education; to analyze how specialized knowledge is legitimized in the field of Physical Education in the texts/documents selected. The hypothesis is that, for the final years of secondary school, Physical Education is proposed in the midst of pedagogical conceptions supported by ideological confrontations in the process of selection and organization of knowledge, referenced by didactic determinations regarding the organization, development, and evaluation of necessary epistemic-methodological instruments. The research works are approached by the theoretical and/or methodological references of Sociology, particularly Pierre Bourdieu's relational conception; by Curriculum studies/debates, as they are essential in the analysis of prescribed curriculum documents; and by the Policy Cycle Approach, in order to understand curriculum policy and its developments in each curriculum text. In conclusion, the specific contours of debates and conflicts/disputes in the field of Physical Education are identified, particularly in the process of selection, organization and distribution of knowledge, based on the pedagogical conceptions mentioned. Such contours indicate that the process of apprehending Physical Education as an autonomous scientific field, outlined by the prescribed TDC analyzed, is part of the official knowledge policy, or national curriculum and evaluation policy, promoted locally and/or regionally.
Palavras-chave: Currículo, Educação Física, Ensino Fundamental, Textos/Documentos Curriculares
Curriculum, Physical Education, Secondary School, Curriculum Texts/Documents
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4395
Data do documento: 15-Mai-2020
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