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Tipo: Dissertação
Título: A PROPOSTA DE FERNANDO DE AZEVEDO PARA O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL EM UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
Autor(es): OLIVEIRA, Rosely Gonçalves de
Primeiro orientador: BRITO, Silvia Helena Andrade de
Resumo: A presente dissertação está inserida na Linha de Pesquisa História, Política e Educação do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob o título “A proposta de Fernando de Azevedo para o ensino de literatura brasileira em uma nova organização do trabalho didático”. Dessa forma, pretendeu-se analisar como Fernando de Azevedo defendeu o papel e a importância da literatura infantil para o trabalho didático no ensino primário, bem como a mesma contribui para o conhecimento da criança. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, onde foram utilizadas como fontes primárias as obras de Fernando de Azevedo e como base teórica os textos de Gilberto Luiz Alves, além de bibliografia complementar necessária às reflexões sobre o tema da pesquisa. Na primeira parte da pesquisa foram discutidas as categorias: trabalho didático e organização do trabalho didático e, em seguida, os três elementos da organização do trabalho didático, a saber: relação educativa; elementos de mediação, tais como os recursos didáticos (com ênfase nos livros escolares e de texto); e o espaço físico. No segundo capítulo, buscou-se desvelar e analisar as propostas do educador frente ao uso do livro escolar e do livro de literatura infantil no ensino primário, bem como seus autores e suas produções. Destaque para o escritor Monteiro Lobato e a contribuição de suas obras dentro dos ideais escolanovistas de Fernando de Azevedo, já que o educador considerava a criança como sendo um elemento primordial na relação educativa, além de defender que os livros de literatura infantil deveriam ser escritos por autores brasileiros. Concluímos que Azevedo não conseguiu vislumbrar um projeto político mais amplo, sem foco específico na educação e que acompanhasse todo o processo de transformação pelo qual a sociedade capitalista estava se moldando. Assim, as escolas idealizadas pelo educador não conseguiram se manter ao longo do tempo. Mas Azevedo não se contentou em propor mudanças somente às questões pedagógicas concernentes ao trabalho educacional, e o foco de sua atuação passou a ser projetar uma política pedagógica que atendesse à formação educacional das elites, que acreditava serem o fio condutor do movimento de reconstrução educacional que seria responsável pelas mudanças desejadas para a educação no país.
Abstract: This dissertation is part of the History, Politics and Education Research Line of the Master's Course in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, under the title “Fernando de Azevedo's proposal for teaching Brazilian literature in a new organization of the didactic work ”. Thus, it was intended to analyze how Fernando de Azevedo defended the role and importance of children's literature for didactic work in primary education, as well as contributing to children's knowledge. The research is bibliographic and documentary, where the works of Fernando de Azevedo were used as primary sources and the texts of Gilberto Luiz Alves were used as a theoretical basis, in addition to the complementary bibliography necessary for reflections on the research topic. In the first part of the research, the categories were discussed: didactic work and organization of didactic work and, then, the three elements of the organization of didactic work, namely: educational relationship; mediation elements, such as didactic resources (with emphasis on textbooks and school books); and the physical space. In the second chapter, we sought to unveil and analyze the educator's proposals regarding the use of school books and children's literature books in primary education, as well as their authors and their productions. Highlight for the writer Monteiro Lobato and the contribution of his works within Fernando de Azevedo's scholovist ideals, since the educator considered the child to be a primary element in the educational relationship, in addition to defending that children's literature books should be written by Brazilian authors. We concluded that Azevedo was unable to envision a broader political project, with no specific focus on education and that would accompany the entire transformation process by which capitalist society was shaping itself. Thus, the schools idealized by the educator were unable to maintain themselves over time. But Azevedo was not content to propose changes only to pedagogical issues concerning educational work, and the focus of his work began to be to design a pedagogical policy that would serve the educational formation of the elites, who he believed were the guiding thread of the educational reconstruction movement that would be responsible for the desired changes to education in the country.
Palavras-chave: Organização do Trabalho Didático. Literatura Infantil. Fernando de Azevedo.
Organization of Didactic Work. Children's literature. Fernando de Azevedo
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4393
Data do documento: 25-Ago-2020
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