Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4376
Tipo: | Tese |
Título: | HISTÓRIA E POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CEFAM NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1989-1996) |
Autor(es): | AYACHE, Cilmara Bortoleto Del Rio |
Primeiro orientador: | ANACHE, ALEXANDRA AYACH |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa História, Política e Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Teve como objeto o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo geral consistiu em mapear e analisar a implantação e a expansão do CEFAM como política educacional de formação do professor de 2º Grau, no período 1989-1996, nos municípios de Campo Grande, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Coxim e Aquidauana, a partir das múltiplas relações presentes na base material. A tese foi de que o CEFAM contribuiu para a formação inicial e continuada em nível de 2º Grau de professores que atuavam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo nas cidades do interior, em que a expansão do ensino de 1º Grau era necessária para o desenvolvimento do recém-formado estado. Os procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. As fontes consultadas incluíram relatórios, atas, diários de classe, livros de ponto, prontuários de matrículas, diplomas, certificados, históricos escolares, fotografias, resoluções, pareceres, projetos pedagógicos, notícias de jornais encontradas em arquivos públicos das escolas visitadas, Arquivo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Arquivo Estadual de Mato Grosso do Sul, Superintendência do Arquivo Público de Mato Grosso, Arquivo Histórico de Campo Grande, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os resultados apontaram que a intenção do CEFAM, no momento de sua implantação e expansão no estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 1989 a 1996, era a qualificação na formação dos professores que atuavam no ensino de Pré-escolar e 1º Grau da 1ª à 4ª série. O Centro fazia parte do Programa de Melhoria do Ensino de 2º Grau, implementado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso Sul. Enfrentou entraves originados de questões da base material, tais como: fragilidade política e econômica do estado, falta de professores habilitados e desvalorização da profissão docente, fatores que também estavam presentes em âmbito nacional. Identificou-se que o CEFAM, sobretudo nas cidades do interior do estado, contribuiu para a qualificação da formação docente, dentro das condições materiais presentes em cada localidade. Em sua proposta, o diferencial do CEFAM era a articulação com o Ensino Superior, mas as fontes documentais demonstraram que apenas os CEFAMs dos municípios de Três Lagoas e Coxim concretizaram essa ação. Nos demais municípios, não houve indícios de que o CEFAM tenha apresentado uma formação diferenciada ao seu alunado, pois os mesmos professores lotados no curso Habilitação Específica para o Magistério (HEM) também atuavam no CEFAM, o que leva à conclusão de que tanto o CEFAM quanto a HEM, apesar dos condicionantes políticos, sociais e econômicos, contribuíram para a qualificação da formação dos professores que atuavam na rede pública de ensino no estado de Mato Grosso do Sul, bem como para a expansão do Ensino de 1º Grau. |
Abstract: | The present research work is part of the Research Line History, Policy and Education, Graduate Program in Education, Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). Its object was the Specific Education and Improvement Center for the Magisterium (CEFAM) in the state of Mato Grosso do Sul. The general objective was to map and analyze the implementation and expansion of CEFAM as an education policy designed for of 2nd teachers, in the period 1989-1996, in the municipalities of Campo Grande, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Coxim and Aquidauana, by considering the multiple relationships detected in the material base. The of the thesis was that CEFAM contributed to the initial and continuing education, at secondary level, of teachers who worked in the initial years of elementary school, especially in the cities where the expansion of the 1st degree education was necessary for the development of the newly created state. The procedures adopted were bibliographic research and documentary research. The sources included reports, minutes, classroom diaries, employee time tracking sheets, enrollment records, diplomas, certificates, student records, photographs, resolutions, legal opinions, pedagogical projects, newspaper articles found in public archives of the schools visited, Legislative Council Archive of Mato Grosso do Sul, State Archive of Mato Grosso do Sul, Public Record Office of Mato Grosso, Historical Archive of Campo Grande, State Council of Education of Mato Grosso do Sul, and the library of the Federal University of Mato Grosso do Sul. The results indicated that CEFAM, at the time of its implementation and expansion in the state of Mato Grosso do Sul, from 1989 to 1996, intended to qualify the teachers who worked with Preschool and 1st grade pupils. The Center was part of the Program for the Improvement of 2nd degree education implemented by the Secretary of Education of the State of Mato Grosso Sul. It faced obstacles generated in material basis issues, such as: the state’s political and economic fragility, lack of qualified teachers, and precariousness of the teaching profession, factors that were also observed nationwide. Revealed that CEFAM, especially in the non-capital cities in Mato Grosso do Sul, contributed to the qualification of teachers, within the material conditions of every locality. In its proposal, CEFAM’s differential was the articulation with Higher Education, but the documentary sources showed that only the CEFAMs of the municipalities of Três Lagoas and Coxim implemented this action. In the remaining municipalities, there was no evidence that CEFAM presented a differentiated education to its students, as the same teachers from the Specific Teaching Qualification Center (HEM) also worked at CEFAM, which leads to the conclusion that both CEFAM and HEM, despite their political, social and economic constraints, contributed to the qualification of teachers who worked in public schools in the state of Mato Grosso do Sul, as well as to the expansion of 1st degree education. |
Palavras-chave: | Política educacional. Formação de professores. CEFAM. Mato Grosso do Sul Education policy. Teacher education. CEFAM. Mato Grosso do Sul |
CNPq: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4376 |
Data do documento: | 6-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CILMARA.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons