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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4375
Tipo: | Tese |
Título: | A teoria da Objetivação e a Temática Piracema: ressignificando a educação continuada de professores de Ciências |
Autor(es): | XIMENES, Flora Auxiliadora |
Primeiro orientador: | GOBARA, SHIRLEY TAKECO |
Resumo: | A presente tese teve como objetivo analisar as possibilidades e contribuições da formação desenvolvida com base em alguns pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), para a reflexão sobre as práticas pedagógicas dos professores de Ciências e de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Município de Corumbá-MS, participantes da pesquisa. A investigação foi concebida e desenvolvida a partir da discussão e preparação de uma proposta de formação continuada e permanente, para o ensino e aprendizagem de temas ambientais, em particular, o fenômeno da piracema. A Teoria da Objetivação (TO), inspirada no materialismo histórico e nas escolas de pensamento histórico-cultural, é uma teoria de ensino e aprendizagem que vai além do encontro de um saber específico sobre um determinado conteúdo, ao destacar a importância da subjetividade do aluno, visto que o ser e o conhecimento estão inter-relacionados e ambos devem ser trabalhados para aflorar pensamentos éticos e reflexivos entre os estudantes. A formação foi oferecida como projeto de extensão em 2018, por meio de um curso introdutório sobre a TO, tendo como objetos de conhecimento os conceitos e princípios básicos dessa teoria (saber, conhecimento, aprendizagem, atividade, labor conjunto e ética comunitária). Essa formação contou também com o planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem (AEA) e sua execução em sala de aula, pelos professores participantes, voltado ao ensino de Ciências, com foco no fenômeno da piracema. Para a efetivação da formação, seguiu-se o delineamento baseado na atividade AEA que foi realizada em encontros presenciais, na forma de labor conjunto entre participantes e pesquisadores, e complementada à distância com a participação da pesquisadora formadora. O desenvolvimento teórico e metodológico da pesquisa foi também alicerçado na TO, sendo a atividade utilizada como a unidade metodológica de análise, por ser a menor unidade representativa da sociedade que reúne estudantes e o professor. Os dados foram coletados por meio de gravação de vídeo e áudio, da folha de tarefa (anotações) dos professores, e das notas de campo dos cinco encontros presenciais. Cada encontro teve a duração de quatro horas, complementados com 60 horas à distância, totalizando 80 horas de carga horária. Os resultados, desde o questionário investigativo até o quinto encontro, evidenciaram indícios de que os professores participantes estão em processo de objetivação e subjetivação no interminável encontro com os saberes da TO, colocados em movimento pelas atividades realizadas nos quatro encontros, e pelo planejamento e execução de uma atividade AEA. Em relação aos saberes relacionados ao fenômeno da piracema, após a reflexão possibilitada pelo labor conjunto e a execução da atividade pelos professores, observou-se que a realização da atividade concreta e sensível contribuiu para a reflexão crítica e o aprofundamento científico desses saberes. Quanto à contribuição dos pressupostos da TO para provocar reflexões nas práticas pedagógicas, os resultados evidenciaram que todos eles realizaram uma reflexão crítica em relação às suas práticas pedagógicas e afirmaram que desenvolver as aulas de acordo com a proposta de ensino e aprendizagem da TO foi uma experiência diferenciada, motivadora; para outros, foi também surpreendente pela mudança observada nos movimentos e na participação dos alunos e deles mesmos. Esses resultados trouxeram contribuições significativas, no sentido de valorizar o trabalho conjunto, a solidariedade, o compromisso e a responsabilidade, e de contribuir para a transformação subjetiva desses professores, e ainda sugerem o potencial da TO para a reflexão sobre a prática dos professores |
Abstract: | This thesis aimed to analyze the possibilities and contributions of the training developed based on some assumptions of the Theory of Objectivation (TO), for observation on the pedagogical practices of Science and Biology teachers from the State Teaching Network of the city of Corumbá -MS, research participants. The research was conceived and developed from the discussion and preparation of a proposal for continuous and permanent training, for the teaching and learning of environmental themes, in particular, the phenomenon known as piracema. The Theory of Objectivation (TO), inspired by historical materialism and schools of historical-cultural thought, is a theory of teaching and learning that goes beyond the encounter of a specific knowledge about a certain content, it highlights the importance of the subjectivity of the student, since being and knowledge are interrelated and both must be worked on to bring out ethical and reflective thoughts among students. The training was offered as an extension project in 2018, through an introductory course on TO, having as its objects of knowledge the basic concepts and principles of this theory (worldview, knowledge, learning, activity, joint work and community ethics). This training also included the planning of a teaching and learning activity (AEA in a Portuguese acronym for Atividade de Ensino e Aprendizagem) and its execution in the classroom, by the participating teachers, aimed at teaching Science, focusing on the phenomenon of piracema. To carry out the training, an outline based on the AEA activity was carried out, which was carried out in face-to-face meetings, in the form of joint work between participants and researchers, and complemented at a distance with the participation of the training researcher. The theoretical and methodological development of the research was also grounded in TO, the activity being used as the methodological unit of analysis, as it is the smallest representative unit of society that brings together students and the teacher. Data were collected through video and audio recording, the teachers' task sheets (notes), and field notes from the five face-to-face meetings. Each meeting lasted four hours, complemented by 60 hours in distance, totaling 80 hours of workload. The results, from the investigative questionnaire to the fifth meeting, showed evidence that the participating teachers are in the process of objectivation and subjectification in the endless encounter with the knowledge of TO, set in motion by the activities carried out in the four meetings, and by planning and execution of an AEA activity. Regarding the knowledge related to the phenomenon of piracema, after the reflection made possible by the joint work and the performance of the activity by the teachers, it was observed that the realization of the concrete and sensitive activity contributed to the critical reflection and the scientific deepening of this knowledge. As for the contribution of TO's assumptions to provoke reflections in pedagogical practices, the results showed that all of them carried out a critical reflection in relation to their pedagogical practices and stated that developing classes according to the teaching and learning proposal of TO was a singular and motivating experience; for others, it was also surprising for the change observed in the movements and participation of students and themselves. These results brought significant contributions, in the sense of valuing joint work, solidarity, commitment and responsibility, and of contributing to the subjective transformation of these teachers, and still suggest the potential of TO for reflection on the teachers’ practice. |
Palavras-chave: | Formação continuada e permanente de professores. Teoria da Objetivação. Ensino de Ciências. Labor conjunto. Temáticas ambientais. Continued and permanent teacher training. Objectivation Theory. Science teaching. Joint labor. Environmental themes. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | FAED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4375 |
Data do documento: | 25-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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