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Tipo: Dissertação
Título: DIVERSIDADE E EXPERIÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE PROFESSORES HOMOSSEXUAIS E SUAS VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(es): GONÇALVES, Marllon Caceres
Primeiro orientador: GONÇALVES, Josiane Peres
Resumo: Esta dissertação de mestrado em Educação teve por objetivo analisar, por meio das vivências de professores homossexuais, como se expressam as relações de gênero, identidade de gênero e sexualidade, nos espaços escolares, por meio das experiências discriminatórias ou não. Sendo iniciada mediante o mapeamento do recorte de um estado do conhecimento da temática inerente a homossexualidade e a sua relação com as pesquisas em Educação, em que buscamos compreender como que se configuram as tendências, evidências ou silenciamentos em pesquisas acadêmicas sobre a homossexualidade. Para que houvesse a possibilidade de problematização sobre como os conceitos de gênero, identidade de gênero e sexualidade estão formados e propagados pelo meio social e como se encontram operantes dentro da escola, problematizando assim a postura do ocultamento e silenciamento em face a homossexualidade na busca da garantia de uma “sexualidade normal” presente nos currículos escolares. Trata-se de um estudo qualitativo, com instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, como base para uma análise do conteúdo. Através das entrevistas se desvelam seis categorias de analises que abordam a vivência destes professores homossexuais e a sua relação com a comunidade escolar, as diferenças de posicionamentos das escolas públicas e privadas no que concerne questões pertinentes a sexualidade homossexual, o posicionamento destes professores sobre gênero, identidade de gênero e sexualidade como parte integrante de conteúdo e problematizações em sala de aula, abordam também a relação com discentes e responsáveis e até chegar a vivência para além dos muros do espaço escolar, enquanto sujeitos sociais. Podemos concluir que a presença de um professor homossexual apresenta a possibilidade de contato e dignificação das diferenças, com a necessária atenção a formação de professores e professoras que compreendam a diferença e a diversidade enquanto conteúdo e que denote a necessidade de se problematizar o gênero enquanto uma construção social, identidade de gênero como a realização e vivência dentro das determinações de gênero e sexualidade como a relação afetiva plural entre os sujeitos sociais; possibilitando estes temas como conteúdo essencial ao fomento de reflexões para possibilitar a dignificação da diversidade.
Abstract: This master's dissertation in Education aimed to analyze, through the experiences of homosexual teachers, how gender relations, gender identity and sexuality are expressed in school spaces, through discriminatory experiences or not. Being initiated by mapping the clipping of a state of knowledge of the theme inherent to homosexuality and its relationship with research in Education, in which we seek to understand how trends, evidence or silences in academic research on homosexuality are configured. So that there was the possibility of questioning about how the concepts of gender, gender identity and sexuality are formed and propagated by the social environment and how they are operating within the school, thus problematizing the stance of hiding and silencing in the face of homosexuality in the search for guarantee of a “normal sexuality” present in school curricula. This is a qualitative study, with a semi-structured interview data collection instrument, as the basis for a content analysis. Through the interviews, six categories of analysis are unveiled that address the experience of these homosexual teachers and their relationship with the school community, the differences in positions of public and private schools regarding issues pertinent to homosexual sexuality, the position of these teachers on gender, gender identity and sexuality as an integral part of content and problematization in the classroom, they also address the relationship with students and guardians and even reach the experience beyond the walls of the school space, as social subjects. We can conclude that the presence of a homosexual teacher presents the possibility of contact and dignification of differences, with the necessary attention to the training of teachers who understand the difference and diversity as content and that denotes the need to problematize gender as a social construction, gender identity as the realization and experience within the determinations of gender and sexuality as the plural affective relationship between social subjects; enabling these themes as essential content to foster reflections to enable the dignification of diversity.
Palavras-chave: Gênero. Identidade de gênero. Sexualidade. Educação. Professores homossexuais.
Gender. Gender identity. Sexuality. Education. Homosexual teachers
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4369
Data do documento: 20-Fev-2020
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