Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4367
Tipo: Dissertação
Título: INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): GUEDES, Anielise Mascarenhas
Primeiro orientador: MACIEL, CARINA ELISABETH
Resumo: A Lei nº 13.409/2016 que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino configura-se como ação afirmativa, com o objetivo de minimizar as fraturas sociais e históricas de grupos considerados excluídos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a institucionalização da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, no período de 2016 a 2018. As discussões sobre inclusão na Educação Superior identificam as ações e estratégias de acesso a esse nível de educação, assim como políticas públicas pensadas e elaboradas com o intuito de oferecer condições de acesso e também permanência aos grupos público-alvo dessas políticas. A Lei nº 13.409 é identificada como ação que oportuniza a democratização do acesso à Educação Superior. O procedimento usado foi pesquisa exploratória, bibliográfica e documental do tipo estudo de caso, com entrevista semiestruturada apresentando autores e documentos que contribuem para o desenvolvimento do tema. Os principais documentos utilizados foram as Resoluções, as Leis e os dados disponibilizados pela UFMS, os quais foram necessários para subsidiar as análises sobre os ingressantes cotistas com deficiência. Os resultados indicam que a institucionalização dessa política pública está sendo desenvolvida na UFMS, mas que ainda existem muitas lacunas nesse processo. De acordo com a análise das entrevistas é possível afirmar que as estratégias já elaboradas, ainda carecem de ações institucionais. Concluímos que a institucionalização da política de cotas para pessoas com deficiência na UFMS está em desenvolvimento, mas ainda não está efetivada nessa Universidade.
Abstract: This research aims to analyze the institutionalization of the quota policy for people with disabilities at the Federal University of Mato Grosso Sul, from 2016 to 2018. Law nº. 13.409/2016, which provides for the reservation of vacancies for people with disabilities in technical high school and college courses at federal educational institutions, is configured as an affirmative action, with the objective of minimizing social and historical fractures of groups considered excluded. The discussions on inclusion in Higher Education identify the actions and strategies for access to higher education, as well as public policies designed and elaborated with the purpose of offering access conditions and also permanence to the target public groups of these policies. Law no. 13,409 for people with disabilities is identified as an action that provides democratization of access to Higher Education for this group. The procedure used was an exploratory, bibliographic and documentary research of the type case study with semi-structured interview, presenting authors and documents that contribute to the development of the theme. The main documents used were Resolutions, Laws and data made available by UFMS, which was necessary to support the discussions about the entrants. The results indicate that the institutionalization of this public policy is being developed at UFMS, but that there are still many gaps in this process. According to the analysis of the interviews, it is possible to state that the strategies already elaborated, still lack institutional actions, indicating that the institutionalization of the quota policy for people with disabilities has not yet been effected at UFMS. We conclude that the institutionalization of the quota policy for people with disabilities at UFMS is under development, but it is not yet effective at this University.
Palavras-chave: 1. Política de Educação Superior, 2. Institucionalização, 3. Política de Cotas, 4. Estudantes com Deficiência.
1. Higher Education Policy, 2. Institutionalization, 3. Quotas Policy, 4. Students with Disabilities.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4367
Data do documento: 17-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANIELISE MASCARENHAS.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons